logo-ge

5 estrelas: Engenharia Agrícola na UFCG

*por Lisandra Matias

Num país com grande vocação para o campo, como o Brasil, sempre há carência de bons profissionais formados nas carreiras agrárias. E a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Paraíba, dá sua contribuição. O curso de Engenharia Agrícola é um dos melhores do país, avaliado com 5 estrelas pelo GUIA DO ESTUDANTE.

Aberto em 1977, ele é mais antigo do que a própria instituição, uma vez que sua origem está ligada à Universidade Federal da Paraíba (UFPB), da qual a UFCG se originou, em 2002. O bacharelado tem duração de quatro anos e 50 vagas são abertas semestralmente.

engenharia-agricola
Foto: Thinkstock

Professores e pesquisa

Um dos diferenciais do curso é a qualificação dos professores. Segundo o coordenador Luciano Saboya, todos os professores que ministram disciplinas associadas diretamente à Engenharia Agrícola são doutores.  A força da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), com três linhas de pesquisa – Concentração em Irrigação e Drenagem, Processamento e Armazenamento e Construções Rurais e Ambientais – é outro atrativo. As pesquisas feitas lá acabam repercutindo em todo o curso e, muitas vezes, envolvem estudantes de graduação.

Infraestrutura e prática

Em relação às instalações físicas, o curso conta com seis laboratórios para práticas de instrumentações e máquinas nas áreas de construções rurais e ambiência, armazenamento e processamento de produtos agrícolas, irrigação e salinidade, sensoriamento remoto, engenharia de irrigação e drenagem.

Os alunos também se beneficiam da proximidade da universidade com o setor extrativista e com órgãos de pesquisa do setor agrícola, como a Embrapa Algodão, localizada em Campina Grande. Isso amplia as possibilidades de emprego para os graduandos e abre oportunidade de envolvimento em pesquisas.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s