Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Melhores faculdades

Por Blog
Tudo sobre os cursos das melhores instituições de ensino superior do país e do mundo
Continua após publicidade

5 estrelas: Engenharia Agrícola na UFCG

Por Ana Lourenço
Atualizado em 24 fev 2017, 15h14 - Publicado em 5 jan 2016, 15h20

*por Lisandra Matias

Num país com grande vocação para o campo, como o Brasil, sempre há carência de bons profissionais formados nas carreiras agrárias. E a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Paraíba, dá sua contribuição. O curso de Engenharia Agrícola é um dos melhores do país, avaliado com 5 estrelas pelo GUIA DO ESTUDANTE.

Aberto em 1977, ele é mais antigo do que a própria instituição, uma vez que sua origem está ligada à Universidade Federal da Paraíba (UFPB), da qual a UFCG se originou, em 2002. O bacharelado tem duração de quatro anos e 50 vagas são abertas semestralmente.

engenharia-agricola
Foto: Thinkstock

Professores e pesquisa

Um dos diferenciais do curso é a qualificação dos professores. Segundo o coordenador Luciano Saboya, todos os professores que ministram disciplinas associadas diretamente à Engenharia Agrícola são doutores.  A força da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), com três linhas de pesquisa – Concentração em Irrigação e Drenagem, Processamento e Armazenamento e Construções Rurais e Ambientais – é outro atrativo. As pesquisas feitas lá acabam repercutindo em todo o curso e, muitas vezes, envolvem estudantes de graduação.

Infraestrutura e prática

Em relação às instalações físicas, o curso conta com seis laboratórios para práticas de instrumentações e máquinas nas áreas de construções rurais e ambiência, armazenamento e processamento de produtos agrícolas, irrigação e salinidade, sensoriamento remoto, engenharia de irrigação e drenagem.

Os alunos também se beneficiam da proximidade da universidade com o setor extrativista e com órgãos de pesquisa do setor agrícola, como a Embrapa Algodão, localizada em Campina Grande. Isso amplia as possibilidades de emprego para os graduandos e abre oportunidade de envolvimento em pesquisas.

Publicidade
5 estrelas: Engenharia Agrícola na UFCG
5 estrelas: Engenharia Agrícola na UFCG
*por Lisandra Matias Num país com grande vocação para o campo, como o Brasil, sempre há carência de bons profissionais formados nas carreiras agrárias. E a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Paraíba, dá sua contribuição. O curso de Engenharia Agrícola é um dos melhores do país, avaliado com 5 estrelas pelo GUIA DO […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.