logo-ge

Artes e Design: UFG se destaca como a melhor instituição pública, em avaliação do Guia do Estudante

logo-ufg

Uma boa mistura de sotaques e experiências é uma das características marcantes dos cursos oferecidos pela Faculdade de Artes Visuais (FAV) da Universidade Federal de Goiás, eleita a melhor instituição de ensino pública na área de Artes e Design, segundo o Guia do Estudante. A FAV abriga os cursos de Design de Moda, Arquitetura e Urbanismo e Design. “Pelo menos 60% dos nossos docentes são oriundos de outras regiões do Brasil e a diversidade também cresceu entre os alunos a partir do uso do Enem como entrada na nossa universidade. Essa mescla eleva a qualidade, porque traz experiências novas e formações diversas”, diz Raimundo Martins, diretor da FAV.

Por conta de uma política adotada na UFG de ter em seu quadro apenas doutores – atualmente há cerca de 85% deles no corpo docente de toda a universidade -, a FAV só tem aberto concurso para professores com esse nível de formação. Os docentes já contratados têm se revezado para concluir seu doutorado em instituições pelo Brasil e no exterior. “Temos vários professores estudando na Europa. Na volta, além do grau de doutor, ele sempre voltam com inovações para o curso e ideias produtivas”, afirma o professor. Sempre que possível, as novidades, sejam teóricas ou tecnológicas, são, segundo o professor, incorporadas ao currículo dos cursos para que as disciplinas fiquem em sintonia com as técnicas atuais de produção. Por exemplo, as técnicas de produção de animações e artes visuais.

A integração entre pós-graduação e graduação é outro diferencial dos cursos. Todos os professores visitantes – sejam eles de outras regiões do país ou os estrangeiros – que são convidados para a pós-graduação, têm necessariamente de executar alguma atividade na graduação, seja aula, palestra ou por meio da participação em grupos de pesquisa com alunos de iniciação científica.

Em termos de infraestrutura, os cursos da FAV estão há dois anos em um prédio novo, construído para atender as necessidades da faculdade. Além de salas de aula, há novos laboratórios e ateliês projetados pelos próprios docentes de Arquitetura e Urbanismo do departamento.

*Texto: Renata Costa

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s