Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês
Melhores faculdades Por Blog Tudo sobre os cursos das melhores instituições de ensino superior do país e do mundo

As melhores faculdades de Artes Visuais

Por Tati de Assis Atualizado em 24 fev 2017, 15h36 - Publicado em 20 mar 2015, 10h00

 

Além de produzirem obras, artistas podem também montar exposições (Imagem: Getty Images)

Além de produzirem obras, artistas podem também montar exposições (Imagem: Getty Images)

 

Pode assumir, você não sabe o que um artista faz. Pode ficar tranquilo, eu também não sabia até ter uma amiga que cursou a graduação de artes visuais. De forma simplificada, o artista se ocupa de criações que envolvem elementos visuais – desenhos, gravuras, esculturas – e táteis – performances e instalações.

Além da produção de obras, ele pode ser responsável também pela montagem de exposições ou atuar como curador e selecionar trabalhos para uma mostra. Se quiser, também pode se dedicar à pesquisa e estudar grandes mestres, como: Edouard Manet, Pablo Picasso e Pierre-Auguste Renoir.

Continua após a publicidade

>> Saiba mais sobre o curso e a carreira de Artes Visuais

O mercado de trabalho vai além da produção artística. Você pode produzir trabalhos e vendê-los. Ou, como a maioria faz, ser representado por uma galeria que cuida da comercialização de suas obras. Pode  trabalhar também em museus como educador, ou, em órgãos públicos. Se preferir as salas de aulas, pode ser professor no ensino fundamental, médio ou em faculdades.

Por último vamos falar do curso. A graduação dura 4 anos. No início, você tem aulas de história da arte, sociologia, filosofia, estética, semiótica e comunicação. Há também as matérias práticas de desenho, pintura e imagens digitais, por exemplo. A monografia para conclusão do curso é obrigatória.   Ficou interessado? Veja abaixo as melhores faculdades para você cursar Artes Visuais.

 

Faculdade Estrelas
(MG) Belo Horizonte – UFMG ★★★★★
(RS) Pelotas – UFpel ★★★★★
(RS) Porto Alegre – UFRGS ★★★★★
(SP) Campinas – Unicamp ★★★★★

 

Continua após a publicidade
Publicidade