Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Melhores faculdades

Por Blog
Tudo sobre os cursos das melhores instituições de ensino superior do país e do mundo
Continua após publicidade

Biotecnologia na cabeça: veja os melhores cursos do Brasil

Por Tati de Assis
Atualizado em 24 fev 2017, 15h22 - Publicado em 18 Maio 2015, 01h23

 

Imagine unir biologia, química e tecnologia? Pois bem, essa é base do curso de Biotecnologia (Créditos: Morgue File)

Imagine unir biologia, química e tecnologia? Pois bem, essa é base do curso de Biotecnologia (Créditos: Morgue File)

 

Você sabe o que faz um biotecnólogo? Para começo de conversa, este profissional é um especialista na aplicação de conhecimentos químicos e biológicos. Como o nome da profissão já diz, é também um expert na implementação de novas tecnologias nas áreas da saúde, alimentos, química e meio ambiente.

Continua após a publicidade

As áreas de atuação do bacharel em Biotecnologia são bem diversificadas. Em laboratório, ele se dedica ao estudo do melhoramento genético e a criação de novos produtos. Estas invenções podem ser  uma vacina para uma doença sem cura até um novo ingrediente para alimentos industriais.

Se você escolher a área da microbiologia, suas atribuições vão mudar. Você vai se deparar com fungos, protozoários e vírus. Com o tempo, vai se tornar um especialista e vai compreender o que de melhor e pior estes pequenos organismos podem fazer. Dentro desta área, há ainda a imunologia, setor responsável pela criação de vacinas e medicamentos.

>> Saiba mais sobre o curso e a carreira de Biotecnologia

Continua após a publicidade

Para você se tornar um biotecnólogo, há duas possibilidades: a graduação ou cursos técnicos. A primeira opção capacita o profissional para atuação em mais áreas. Normalmente, o estudante levaquatro a cinco anos para se formar. A segunda opção é mais específica. Se você quer atuar em indústria, invista em cursos técnicos.

” – E o mercado de trabalho?”. Calma, com o investimento crescente em estudos genéticos, fique tranquilo, você terá boas chances de ser empregado. “A biotecnologia tem sido considerada uma área prioritária de investimento do governo federal e de empresas privadas. Algumas, como a Monsanto, que trazia mão de obra de outros países, já começa a contratar brasileiros para o setor de pesquisa”, explica Flávio Henrique Silva, coordenador do bacharelado em Biotecnologia da UFSCar, em São Paulo.

Gostou da profissão? Veja abaixo são os melhores cursos para fazer o curso de Biotecnologia. Uma dica: as melhores faculdades estão no eixo Rio-São Paulo.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

 

Faculdade Estrelas
(RJ) Rio de Janeiro – UFRJ*Eng. de Bioprocessos ★★★★★
(SP) Assis – Unesp*Eng. Biotecnológica ★★★★★
Publicidade
Biotecnologia na cabeça: veja os melhores cursos do Brasil
Biotecnologia na cabeça: veja os melhores cursos do Brasil
  Imagine unir biologia, química e tecnologia? Pois bem, essa é base do curso de Biotecnologia (Créditos: Morgue File)   Você sabe o que faz um biotecnólogo? Para começo de conversa, este profissional é um especialista na aplicação de conhecimentos químicos e biológicos. Como o nome da profissão já diz, é também um expert na implementação de novas tecnologias […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.