Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Melhores faculdades

Por Blog
Tudo sobre os cursos das melhores instituições de ensino superior do país e do mundo
Continua após publicidade

Comunicação e Informação: Metodista se destaca como melhor universidade privada da área

Por Mariana Nadai
Atualizado em 24 fev 2017, 15h17 - Publicado em 17 set 2015, 19h57

metodista-logo

– Conheça a melhor faculdade pública de Comunicação e Informação

*Texto Silvia Regina Souza

“Um dos diferenciais dos cursos de Comunicação da Metodista é a integração das diversas áreas deste segmento”, conta o professor Nicanor Lopes, diretor da Escola de Comunicação, Educação e Humanidades da Universidade Metodista de São Paulo, que este ano ficou em primeiro lugar entre as escolas particulares, segundo avaliação do Guia do Estudante. Isso quer dizer que os alunos aprendem não só os conceitos da sua área, mas de outras que se relacionam com a sua atuação, tornando-se um profissional mais completo ao entrar no mercado de trabalho.

Continua após a publicidade

A integração também acontece com o programa de pós-graduação e com a Cátedra Unesco, compromisso da Metodista e de outras universidades em disseminar o conhecimento na América Latina. Para isso, mantém acervo de pesquisas, teses, dissertações e periódicos na área de Comunicação que podem ser usados nos projetos de ensino, pesquisa e extensão.

Outro destaque da instituição é o contato com o mercado de trabalho dentro da própria universidade. Os graduandos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e de Rádio e TV, entre outros cursos da escola, podem atuar na AGiCOM (Agência Integrada de Comunicação), que é uma agência experimental responsável pela cobertura e planejamento dos eventos da universidade, por campanhas publicitárias e promocionais, produção gráfica, audiovisual e todo o planejamento de comunicação , de mídia e de marketing de clientes internos e externos.

Já a Rádio Sônica, dos alunos de Rádio e TV e de Jornalismo, produz uma série de programas transmitidos internamente na instituição. Também há oportunidades na TAG TV, uma web TV que produz clipes, séries, curta-metragens e programas de diferentes temas. “A Universidade Metodista ainda possui uma Central de Estágios que atua na aproximação com empresas de diversas áreas profissionais. Em relação aos cursos de Comunicação, é valorizado o interesse à essa prática desde os primeiros períodos com a adoção do estágio supervisionado”, explica Nicanor Lopes.

Continua após a publicidade

Mas, essa experiência prática só é possível porque existe uma base teórica muito bem estruturada e de acordo com as tendências do mercado. Segundo o diretor da Escola, todos os cursos possuem um Núcleo Docente Estruturante que coordena a discussão e elabora novos projetos pedagógicos. Leva-se em consideração os avanços tecnológicos e científicos e as transformações culturais e sociais que refletem o mercado de trabalho. Além disso, todos os anos, a Metodista realiza o processo de avaliação institucional indicando os caminhos a seguir para consolidar o projeto pedagógico e a matriz curricular.

Pesquisa e intercâmbio

A parte científica também é privilegiada entre os alunos. Eles são incentivados a participarem de projetos de pesquisa, por meio de iniciação científica, em parceria com a pós-graduação. E em extensão, há a integração de todos os cursos para aprofundar a discussão dos problemas da comunidade, apontando caminhos e soluções. “Essa experiência pretende despertar no estudante o interesse e a participação cidadã na construção do bem-comum e de uma sociedade mais justa e contemporânea”, conta o diretor da Escola de Comunicação.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Para ampliar o conhecimento, desde 2009, a Metodista dá a possibilidade do estudante, da graduação e pós, de fazer intercâmbio com instituições parceiras em países como Espanha, Portugal, Chile, Argentina e Estados Unidos.

Publicidade
Comunicação e Informação: Metodista se destaca como melhor universidade privada da área
Comunicação e Informação: Metodista se destaca como melhor universidade privada da área
– Conheça a melhor faculdade pública de Comunicação e Informação *Texto Silvia Regina Souza “Um dos diferenciais dos cursos de Comunicação da Metodista é a integração das diversas áreas deste segmento”, conta o professor Nicanor Lopes, diretor da Escola de Comunicação, Educação e Humanidades da Universidade Metodista de São Paulo, que este ano ficou em […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.