Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Melhores faculdades

Por Blog
Tudo sobre os cursos das melhores instituições de ensino superior do país e do mundo
Continua após publicidade

Conheça o curso de Ciências Aeronáuticas da PUCRS

Por Amanda Previdelli
Atualizado em 24 fev 2017, 16h07 - Publicado em 8 fev 2012, 18h38

O curso de Ciências Aeronáuticas usa conhecimentos e técnicas na operação e manutenção de aeronaves e aeroportos. O bacharel deste curso pode se tornar desde comandante de voo até administrador aeroportuário. Essas profissões oferecem boa possibilidade de colocação no mercado, já que a aviação civil no país passa por uma excelente fase.

Para falar mais sobre essa carreira e o curso, o Por dentro das profissões conversou com o comandante Enio Dexheimer, professor do curso e coordenador de voo na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

O curso tem vestibular no verão e inverno e oferece 60 vagas por semestre.

A faculdade de Ciências Aeronáuticas da PUCRS surgiu em 1993 como uma opção para a formação superior de pilotos, algo que não existia no Brasil até então. A extinta empresa de aviação Varig, na época, fez uma parceria com a Pontifícia que criou o curso. “Hoje, temos parceria com a empresa Azul, que contrata muitos dos nossos formandos”, diz o professor Enio.

Na PUCRS, o curso de Ciências Aeronáuticas busca formar pilotos com informe tanto técnico quanto gerencial, alguém que saiba não só pilotar os aviões, mas gerenciar todos os processos do voo. Para isso, os primeiros semestres trazem matérias mais da área de Humanidades. “Os alunos entram querendo aprender a pilotar, mas é preciso estudar geografia e ética e cidadania antes, por exemplo. No começo, eles também têm matérias de direito aéreo e medicina voltada para os voos”, comenta o professor Enio.

Continua após a publicidade

Ao longo do curso, os estudantes passam a ter aulas de meteorologia, organização do transporte áereo e matérias mais específicas de pilotagem. Não há exigência de estágio – mesmo porque não existe um “estagiário de piloto”, mas alguns alunos procuram estágios em diferentes áreas de empresas aéreas. Há necessidade, porém de se cumprir horas de voo fora da faculdade, em qualquer escola de pilotagem do Brasil. Esses cursos de pilotagem são pagos à parte da escola e basta se inscrever (e cumprir os requisitos médicos), para cursá-los.

Faculdade oferece aulas práticas e voo

A faculdade oferece aulas práticas em simuladores de voo. “Temos alguns dos melhores equipamentos do Brasil, com simuladores de jatos, airbus e boings. Temos também laboratórios e um túnel de vento para as aulas práticas. Além disso, o corpo docente aqui é de pessoas com experiência na área”, exalta o comandante Enio.

Segundo o professor, grande parte dos alunos vem de famílias com parentes na aviação. “Eles vêem os pais pilotando e querem seguir a carreira. São bastante jovens, normalmente de classe média e bem dedicados. E gostam do curso, o índice de abandono aqui é baixo”, contou. Ainda há poucas mulheres fazendo Ciências Aeronáuticas, Enio disse que entram cerca de duas a três mulheres nas salas de 60, “mas é muita mulher comparado ao que costumávamos ter. As mulheres estão chegando, mesmo. Se você soubesse como era no meu tempo…”, brincou.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Quando perguntado sobre quais dicas ele teria para quem está em dúvida se quer seguir a carreira, Enio foi direto: “é uma dica e uma exigência. Para entrar aqui na PUCRS, o vestibulando tem de ter pelo menos 15 horas de voo real em qualquer escola de pilotagem. Aí ele já vê se gosta da coisa”, indicou. Já para se formar no curso, além de mais horas de voo, o aluno precisa fazer uma monografia para seu Trabalho de Conclusão de Curso.

Confira também:

As 9 carreiras que mais vão oferecer empregos em 2012

Conheça o curso de Moda na FASM

5 filmes para você estudar a Guerra Fria

Publicidade
Conheça o curso de Ciências Aeronáuticas da PUCRS
Conheça o curso de Ciências Aeronáuticas da PUCRS
O curso de Ciências Aeronáuticas usa conhecimentos e técnicas na operação e manutenção de aeronaves e aeroportos. O bacharel deste curso pode se tornar desde comandante de voo até administrador aeroportuário. Essas profissões oferecem boa possibilidade de colocação no mercado, já que a aviação civil no país passa por uma excelente fase. Para falar mais […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.