Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Melhores faculdades

Por Blog
Tudo sobre os cursos das melhores instituições de ensino superior do país e do mundo
Continua após publicidade

Conheça o curso de Engenharia Química da Unicamp

Por Amanda Previdelli
Atualizado em 24 fev 2017, 16h05 - Publicado em 2 Maio 2012, 20h22

 

Engenharia Química é a área voltada para o desenvolvimento de processos industriais que empregam transformações físico-químicas. O profissional da área pode trabalhar com processos industriais, desenvolvimento de produtos e biotecnologia, meio ambiente e projetos diversos na área. Com o uso crescente de biocombustíveis e o avanço da tecnologia, o mercado para o profissional é abrangente e apresenta boas oportunidades.

Quem quiser trabalhar na área pode fazer um bacharelado em Engenharia Química. O curso vai trazer muitas aulas de física, química e matemática – além de biologia e outras matérias específicas. Para saber um pouco mais sobre o curso na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) o Melhores Faculdades entrevistou o professor Reginaldo Guirardello, coordenador do curso de Engenharia Química na universidade.

Vagas e alunos

Na Unicamp, o vestibulando presta direto a carreira de Engenharia Química – ou seja, não existe o mecanismo de prestar para engenharia de uma maneira geral e depois se especializar. Anualmente, são 60 vagas para o curso integral e 40 vagas para o curso noturno.

Continua após a publicidade

Os 4 melhores cursos de Engenharia Química do Brasil

O aluno que vai prestar para essa carreira, tem de gostar de matemática, segundo o professor. Além disso, ele tem de ser bom em física e química. “Hoje em dia a parte de biologia também conta bastante, devido ao crescimento da área de bioengenharia”, completa o professor Reginaldo. Na Unicamp, o aluno também vai estudar meio ambiente e análise econômica.

O curso na Unicamp é generalista

“Aqui o aluno não aprende sobre uma indústria ou um processo em particular, mas sim sobre a ciência básica e as operações unitárias que são comuns a todas as indústrias químicas e processos”, diz o professor. Segundo o docente, isso permite que o aluno se insira em uma variedade de indústrias ou, se preferir, siga uma carreira acadêmica.

O Trabalho de Conclusão de Curso é uma disciplina obrigatória na Engenharia Química da Unicamp, e é feita com a supervisão de um professor. Lá, o estágio também é obrigatório para a graduação, mas, segundo Reginaldo, o aluno acaba buscando estágios por conta própria “pois é uma forma de se inserir no mercado de trabalho”.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Engenheiro do ano dá dicas sobre Engenharia Civil

Aulas práticas e atividades extracurriculares 

A Unicamp, um dos maiores centros de pesquisa do país, conta com excelentes laboratórios onde os alunos têm suas aulas práticas. Quem quiser se envolver mais com algum tema específico também pode fazer uma iniciação científica – que pode levar a um mestrado após a graduação.

A universidade também conta com convênios para intercâmbio internacional. O professor Reginaldo explica que a cada ano, cinco estudantes são selecionados para passar um semestre em faculdades da Argentina e do Uruguai. No mesmo semestre, cinco alunos estrangeiros passam a estudar aqui no Brasil. Para ele, as experiências internacionais oferecidas pela faculdade são importantes para o aluno: “sabemos por contato com profissionais da indústria que a experiência de vida em outro país é muito valorizada no mercado de trabalho”, conta.

Conheça os 35 cursos de Engenharia que existem

Publicidade
Conheça o curso de Engenharia Química da Unicamp
Conheça o curso de Engenharia Química da Unicamp
  Engenharia Química é a área voltada para o desenvolvimento de processos industriais que empregam transformações físico-químicas. O profissional da área pode trabalhar com processos industriais, desenvolvimento de produtos e biotecnologia, meio ambiente e projetos diversos na área. Com o uso crescente de biocombustíveis e o avanço da tecnologia, o mercado para o profissional é […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.