Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês
Melhores faculdades Por Blog Tudo sobre os cursos das melhores instituições de ensino superior do país e do mundo

Conheça os 2 melhores cursos de Rádio e TV

Por Maria Fernanda Teperdgian Atualizado em 24 fev 2017, 15h11 - Publicado em 11 abr 2016, 19h26

Você já ouviu falar de Rádio e TV, mas não faz ideia do que esses profissionais fazem exatamente? O GE te conta!

Rádio e TV  é um curso com foco em criação, direção, produção e edição de produtos radiofônicos e televisivos. As disciplinas abordam também a produção de videográficos, representações gráficas em vídeo, empregadas na TV, no rádio, na internet e outras mídias digitais.

Rádio e TV

iStock

Nos estúdios e laboratórios das universidades, os estudantes podem realizar programas sonoros e audiovisuais exercitando todas as funções relacionadas com a produção, gravação e edição para áudio, rádio, vídeo e TV.

O que você pode fazer se escolher esse curso:

  1. Criação: elaborar roteiros e programas, vinhetas e chamadas de programas para rádio e TV.
  2. Produção: providenciar a infraestrutura necessária para que o programa seja realizado e transmitido, preparando entrevistados, providenciando material de apoio, cuidando de cenários e equipamentos e solicitando o suporte técnico e logístico para as gravações.
  3. Roteiro: escrever narrativas e diálogos para novelas, minisséries ou filmes. Preparar blocos de programas em emissoras de rádio e TV
  4. Edição: selecionar sons, imagens e textos que farão parte de cada programa radiofônico ou televisivo.
  5. Gestão: administrar o funcionamento de empresas do setor ou de áreas específicas, como comercial, financeira, marketing, além de gerir dados, como os de audiência.

O que você NÃO vai fazer se escolher esse curso:

  1. trabalhar sistemas de engenharia de transmissão
  2. consertar aparelhos eletrônicos
  3. instalar antenas e cabos
  4. Não precisa ser locutor de rádio
  5. Não será ator ou dublador

Quer ser um locutor? Saiba o que você deve estudar.

Continua após a publicidade

Como está o mercado de trabalho:

O mercado para os profissionais formados em Rádio e TV cresceu nos últimos anos em virtude da consolidação de novas mídias alternativas, como podcasting, web rádio, canal de vídeo on-line, aplicativos, TV corporativa, entre outros. A produção de conteúdo para mídias digitais e as redes sociais também ampliaram o campo de atuação dos estudantes de Rádio e TV.

A Grande São Paulo concentra as sedes de quatro das cinco maiores emissoras de TV geradoras de programação em rede nacional. Além disso, apenas na capital paulista existem cerca de 500 produtoras que produzem conteúdos em som e imagem para clientes corporativos e agências de publicidade.

Não é à toa que as duas melhores Universidades, segundo a Avaliação do GE, estão em São Paulo:

Faculdade Estrelas
(SP) São Bernardo do Campo – Metodista – Rádio, TV e Internet ★★★★★
(SP) São Paulo – Universidade Anhembi Morumbi ★★★★★

Dica dos coordenadores:

“O estudante que quer progredir no curso deve ter a preocupação em ampliar o repertório cultural e a constante atualização tecnológica a respeito dos dispositivos de gravação e edição bem como das ferramentas de redes sociais. O mercado procura profissionais criativos que sejam capazes de elaborar projetos, programas e roteiros que se enquadrem em editais e leis de incentivo ou que sejam comercialmente viáveis.” Renato Tavares Junior, coordenador de Rádio e TV da Anhembi Morumbi

“O maior desafio para o aluno que pretende cursar Rádio, TV e Internet é aprender a trabalhar em equipe. Desafio que surge desde o primeiro semestre!” Marcelo Briseno, coordenador de Rádio, TV e Internet, da Universidade Metodista de São Paulo

 

Continua após a publicidade
Publicidade