logo-ge

Curso de Ciência da Computação da UFCG exige criatividade e gosto por ciências exatas. Conheça!



(Imagem: Thinkstock)

Se você tem afinidade com ciências exatas e procura uma profissão em que possa trabalhar de forma criativa, você provavelmente gostará do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Paraíba. “Queira você fazer jogos, desenvolver softwares para pequenos celulares ou para grandes sistemas distribuídos, trabalhar com inteligência artificial, ou mesmo abrir sua própria empresa, dá para aprender aqui”, conta o estudante do último ano, Rigel de Melo. O campo de atuação da Computação é voltado hoje para três grandes áreas: a engenharia de software, que inclui o desenvolvimento de sistemas de informação, a engenharia de hardware, direcionada a arquitetura de computadores e máquinas, e a pesquisa teórica.

>> Leia mais sobre Ciência da Computação da Guia de Profissões do GE

O curso da UFCG é um dos principais expoentes brasileiros em Ciência da Computação e foi avaliado com 5 estrelas pelo Guia do Estudante GE 2014. A graduação se estende por, no mínimo, quatro anos e recebe 90 novos alunos a cada semestre. Com enfoque no desenvolvimento de softwares, a grade curricular também oferece disciplinas de hardware e de teoria computacional. Além de engenheiros de software, outras profissões comuns são gerente de projetos, gerente de redes e administrador de banco de dados, além da carreira acadêmica.

Rigel explica que, além do gosto natural por cálculo no ensino médio, aprendeu a programar durante um curso técnico. Isso fez com que o aluno, que estava em dúvida também entre os cursos de Matemática e Engenharia Elétrica, optasse por Ciência da Computação e ele faz questão de dizer que a graduação excedeu todas as suas expectativas. O estudante do quarto semestre Mateus Dantas escolheu a carreira de Computação após fazer um minicurso de linguagens de programação oferecido pela UFCG para alunos do ensino médio.

Pré-requisitos 

Mateus acredita que a vontade de desenvolver e utilizar a criatividade é decisória para ser um quem quer ser um engenheiro de software ou pesquisador na área de computação. Ao contrário da ideia comum de rotina que se costuma a associar a profissões da área de exatas, Ciência da Computação “é um curso para quem não gosta de muito trabalho mecânico”, revela o estudante. O domínio da língua inglesa também é essencial para quem pretende ingressar na graduação e para qualquer profissional da área, porque a maioria dos livros e das referências de estudo disponíveis em Computação é escrita em Inglês. Além disso, segundo Rigel, grande parte dos professores usará materiais estrangeiros “sem peso na consciência”. Mas sem desespero, hein! Se você ainda não se sente seguro, estudante assegura que ao longo do curso há muitas oportunidades para por em prática o conhecimento da língua inglesa.

Oportunidades profissionais

O mercado de trabalho para o cientista da computação é bastante amplo. As grandes oportunidades ainda estão concentradas no exterior, em empresas como Google, Facebook e Microsoft, mas o campo brasileiro também vem crescendo bastante, explica Mateus. O estudante irá ingressar, em 2015, em um estágio no Facebook. Neste ano, Mateus participou, com mais dois alunos da UFCG, da final de um campeonato internacional de programação, na Rússia, o International Collegiate Programming Contest. “Tive contato com as mentes mais brilhantes do mundo dessa área e pude juntamente com a minha equipe aprender bastante com eles”, conta.

Já Rigel se forma neste semestre e acaba de ser contratado para trabalhar, no próximo ano, como engenheiro de software no Google, em Zurique, na Suíça. O estudante também estagiou por três meses na Microsoft, em Seattle, nos Estados Unidos, e participou do desenvolvimento do Xbox One. Ainda tem dúvidas sobre a escolha do curso? Rigel aproveita pra fazer uma leve invejinha e te cutucar: “Eu joguei no Xbox One antes de todo mundo! Além disso, eu posso acordar sabendo que milhões de pessoas estão usando o que eu fiz. A chance de trabalhar em um produto que será usado por milhões de pessoas todos os dias é algo único de Computação”. E agora, conseguiu se decidir? (=

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s