Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Melhores faculdades

Por Blog
Tudo sobre os cursos das melhores instituições de ensino superior do país e do mundo
Continua após publicidade

Curso de Fisioterapia da UFJF busca atendimento humanizado dos pacientes

Por Malú Damázio
Atualizado em 24 fev 2017, 15h36 - Publicado em 26 mar 2015, 03h35

(Imagem: Thinkstock)

Você provavelmente já foi ou conhece alguém que frequentou um fisioterapeuta por um tempo. Esse profissional é responsável pela prevenção e pelo tratamento de doenças e lesões que alterem a capacidade motora do corpo humano. Ele pode atuar tanto em casos emergenciais, com a aplicação de massagens respiratórias em pacientes em estado grave internados em unidades de tratamento intensivo (UTIs), por exemplo, quanto na reabilitação de pessoas que desenvolveram doenças relacionadas ao trabalho, como a lesão por esforço repetitivo (LER) ou a tendinite, comum em manicures, jornalistas e outros profissionais que utilizam as mãos e os punhos para trabalhar. Além disso, o fisioterapeuta também se preocupa com a prevenção de novos males (alguém mais ouviu lesões na coluna vertebral causadas por postura incorreta?) e também estimula atividades musculares em determinados grupos, como idosos e pessoas com deficiência.

Por ter um mercado muito amplo e atuar em conjunto com outras áreas da saúde – como a Medicina e a Enfermagem, por exemplo –, o campo da Fisioterapia é sempre procurado por estudantes e novos profissionais. Então, hoje falaremos um pouco sobre o curso da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais, avaliado com cinco estrelas pelo Guia do Estudante. A universidade mineira oferece, semestralmente, 20 vagas para a graduação em período integral, que tem duração mínima de cinco anos. A forma de ingresso se dá pelo Enem, através do Sisu. Além do campus em Juiz de Fora, a UFJF também possui o curso de Fisioterapia em Governador Valadares (MG).

O contato com pacientes que passaram por fisioterapia foi o que motivou Tiemy Nagai a pesquisar mais sobre a carreira. A estudante do oitavo semestre lembra que decidiu sua profissão após acompanhar o tratamento fisioterapêutico de hérnia de disco e tendinite de seus pais. “Sempre pensei em algo na área da saúde, mas não sabia bem o quê. Aí conheci a fisioterapia”, conta. Já a vontade de ajudar pessoas e o interesse na reabilitação de pacientes com problemas funcionais foram decisivos para que Marcos Piazzi, do sexto período, e Raiane Marques, do oitavo, se decidissem pela graduação que superou suas expectativas. “É um curso muito bom, que ensina valores humanos muito importantes na nossa vida”, destaca o aluno.

Continua após a publicidade

>> Saiba mais sobre a carreira de Fisioterapia

Generalista, o curso da UFJF abrange as três principais áreas da Fisioterapia: a prevenção de doenças, a manutenção de condições motoras – um exemplo disso é a fisioterapia aplicada a atletas para assegurar boas condições físicas na prática esportiva – e também a recuperação de pacientes. Ao longo da graduação, os estudantes entram em contato com a teoria através de disciplinas como Anatomia, Biologia Celular, Psicologia da Saúde, Ética, Fisiologia e Farmacologia. A prática fica para os últimos anos, quando os estudantes passam, inclusive, a atender no Hospital Universitário a partir do sexto semestre. Fisioterapia cardiológica, traumato-ortopédica, respiratória, neurofuncional são alguns nichos abordados na graduação.

Tiemy relata que se surpreendeu com as áreas de atuação do fisioterapeuta vistas no curso. “Não sabia que nós poderíamos atuar em ginecologia e obstetrícia!”, diz. Nessa área, o profissional acompanha a gestante desde antes do parto, avaliando qualquer alteração comum no organismo da mulher durante a gravidez, até após o nascimento da criança, com a intenção de fazer com que a paciente volte às atividades usuais com o auxílio de exercícios fisioterapêuticos, cuidados com a postura e com as mamas, por exemplo. Entretanto, a estudante pensa em seguir carreira em fisioterapia respiratória ou na área neurofuncional em crianças, que lida com pacientes infantis com patologias como paralisia cerebral e síndrome de Down. Em termos gerais, o fisioterapeuta analisa o paciente como um todo e não se atém somente à doença, como explica Marcos. “Se há uma pessoa com dor na coluna, o fisioterapeuta não irá se concentrar somente no problema, mas irá procurar algum outro fator que possa estar causando essa patologia. O enfoque é o corpo todo do paciente, não só o local que tem a disfunção.”

Continua após a publicidade

Para Raiane, o diferencial do curso da UFJF é o contato com a prática desde cedo. O estudo da Fisioterapia na universidade se divide em três áreas: a atenção primária em Unidades de Atenção Primária a Saúde, a atenção secundária, com enfoque na atuação clínica, e a atenção terciária, que envolve fisioterapia hospitalar. Os estágios supervisionados ocorrem somente no último ano da graduação, porém, desde o terceiro período os estudantes já atendem pacientes em aulas práticas e, mais para frente, passam a atender também no Hospital Universitário. Como o prédio de Fisioterapia na federal mineira ainda não está pronto, boa parte das aulas teóricas e laboratoriais é ministrada em institutos de outros cursos. Mas os estudantes garantem que isso não compromete o aprendizado durante as disciplinas práticas, já que os laboratórios da UFJF são bem equipados.

>> Existe idade certa para cursar Fisioterapia?

Além das atividades previstas pela grade curricular, os alunos também podem ter contato com a prática através de programas de extensão e bolsas de monitoria. Marcos é monitor voluntário da disciplina de Neurofisiologia e assegura que a experiência está sendo positiva. “Tenho aprendido muito mais sendo monitor do que fazendo a matéria! E é um conhecimento que será utilizado pelo resto da vida de formado”, diz. Já Raiane conheceu o dia-a-dia da profissão através da participação do programa de educação tutorial PET-Saúde, voltado à atenção primária. “Nesse projeto aprendi bastante porque pude desenvolver atividades fisioterapêuticas e trabalhos preventivos e educativos em comunidades em Juiz de Fora”, explica.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Ter olhar humanizado, determinação, paciência e acreditar no tratamento e na recuperação do paciente são condições essenciais para que o fisioterapeuta possa exercer sua função. Sobre as práticas já realizadas através de atendimentos gratuitos durante o curso os estudantes são unânimes: o sentimento de gratidão dos pacientes e a melhora progressiva de suas funções motoras são algumas das melhores experiências na profissão. “Jamais me esquecerei dos pacientes que consegui acompanhar a evolução semana após semana. Ouvir o muito obrigado deles é a melhor sensação do mundo. É incrível perceber que podemos fazer diferença na vida das pessoas”, completa Tiemy.

Publicidade
Curso de Fisioterapia da UFJF busca atendimento humanizado dos pacientes
Curso de Fisioterapia da UFJF busca atendimento humanizado dos pacientes
(Imagem: Thinkstock) Você provavelmente já foi ou conhece alguém que frequentou um fisioterapeuta por um tempo. Esse profissional é responsável pela prevenção e pelo tratamento de doenças e lesões que alterem a capacidade motora do corpo humano. Ele pode atuar tanto em casos emergenciais, com a aplicação de massagens respiratórias em pacientes em estado grave […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.