logo-ge

Engenharia de Software: você sabia que os 2 melhores cursos estão na região Centro-Oeste?

O curso de Engenharia de Software é para os estudantes interessados em uma formação sólida em engenharia, com foco em desenvolvimento de software e sistemas computacionais.

O profissional pode trabalhar com gerenciamento de negócios e projetos de empresas de computação e software. Ou ainda fabricar softwares e desenvolver aplicativos para dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

iStock

Segundo a Avaliação do GE, os dois cursos 5 estrelas estão na região Centro-Oeste e explicamos o porquê:

O curso de Engenharia de Software da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Federal de Goiás (UFG) foram os dois primeiros da área a serem implantados no país. Em um trabalho coordenado pela Sociedade Brasileira de Computação, os professores da UnB e da UFG foram protagonistas nos estudos e na definição da matriz curricular do curso. Por isso, ambos serviram como modelo de referência para os cursos existentes nas demais regiões do país.

UFG:

O curso tem duração de 4 anos e suas aulas acontecem em Goiânia, no campus Samambaia. Segundo o coordenador Cássio Rodrigues, o diferencial da região centro-oeste em relação ao curso é justamente por ter sido a pioneira na oferta. “Sempre tivemos a percepção de que a educação em Engenharia de Software é um fator extremamente relevante para a promoção da indústria de software regional.”

Dica do coordenador: “É esperado que o aluno tenha interesse pela computação e, em particular, pela produção de software. Também é importante que o candidato possua entusiasmo para conhecer e dominar novos assuntos”.

A palavra de quem já concluiu o curso: “O profissional de TI pode trabalhar em projetos na área da saúde, esporte, agronegócios, trânsito, educação, games, entre outros. A região centro-oeste conta com empresas multinacionais e brasileiras de TI com destaque até mesmo internacional. Além disso, existem empresas de pequeno porte, como startups, que estão com produtos e serviços em desenvolvimento que oferecem excelentes oportunidades”. Inael Rodrigues, formado pela UFG.

UnB:

A duração desse curso é de 5 anos e suas aulas ocorrem na cidade de Gama, no Distrito Federal, perto da capital do país. Para o coordenador, Paulo Roberto Miranda Meirelles, a localização do curso contribui para a formação do estudante. “Estar em Brasília possibilita a interação dos alunos com muitos projetos do Governo, dá oportunidade de colaborar com as necessidades reais da sociedade e, ao mesmo tempo, os alunos ganham experiência em projetos reais.”

Dica do coordenador: “É importante o aluno saber que no curso de engenharia de software, ele vai estudar a maioria das disciplinas do ciclo básico das engenharias, proporcionando uma base matemática adequada para um engenheiro de formação”.

A palavra de quem já concluiu o curso: “A minha dica é começar a estudar programação o quanto antes, que é a atividade primordial de um engenheiro de software. Algo bastante legal que temos no curso é a abertura que os professores dão aos alunos para criarem novas tecnologias. A região do Distrito Federal é o segundo maior polo de desenvolvimento de software do país, pois estamos praticamente dentro do governo federal, que demanda muitos serviços de software de qualidade”. Lucas Kanashiro, formado pela UnB.

Qual a engenharia que combina com você? Clique aqui e descubra!

O mercado de Trabalho:

O professor Cássio Rodrigues, coordenador da UFG, traz dados importantes sobre a atuação desse engenheiro no mercado de trabalho:

“O mercado de trabalho para o Engenheiro de Software é promissor. Ainda não temos dados consolidados sobre o setor em 2015, no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), em 2014, o setor de software teve um crescimento de 12,8% sobre 2013.

No exterior, o mercado de trabalho também é promissor para o Engenheiro de Software. De acordo com o portal especializado em carreira e empregos, CareerCast, a profissão de Analista de Sistemas, posição em que o Engenheiro de Software pode atuar, está entre as 10 melhores carreiras para jovens em 2015.”

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s