logo-ge

Informática Biomédica: o que faz esse profissional e qual o melhor curso do país?

Se você gosta de informática e computação, mas também tem interesse na área de saúde e biologia esse curso tem tudo a ver com você.

Imagem informática biomédica

Istock

O que é o curso?

O profissional dessa área vai desenvolver hardwares e programas para a para área médica, tanto para potencializar o uso de aparelhos quanto para auxiliar os profissionais da medicina no diagnóstico de pacientes. 

O que você pode fazer?

Você pode trabalhar em áreas distintas. São elas:

  • Informatização: elaborar projetos para a informatização de centro médicos.
  • Criação de equipamentos: desenvolver ou adaptar equipamentos eletrônicos, implantar e fazer manutenção de sistemas digitais de transmissão de imagens radiológicas.
  • Bioinformática: criar softwares específicos para área de biotecnologia, como a construção de um banco de dados sobre genes e de organismos vivos.

Como é o mercado de trabalho?

Esse é o momento que você coloca em prática tudo que aprendeu. O principal mercado de trabalho está em empresas que desenvolvem softwares específicos para área de saúde, usados por clínicas médicas, hospitais, centros de saúde, laboratório e núcleos de pesquisas. Mas fique atento! Neste caso os maiores empregadores estão em São Paulo, especificamente na capital paulista. Mas há também vagas nas filiais dessas empresas espalhadas pelo Brasil e até no exterior.

– Veja mais informações sobre a carreira de Informática Biomédica

Qual o único curso 5 estrelas (excelente) do país eleito pela avaliação do GE?

Faculdade Estrelas
USP – Universidade de São Paulo – campus Ribeirão Preto ★★★★★

 

Palavra do coordenador do curso

“Este curso é pioneiro na formação do profissional Informata Biomédico e este ano completa 13 anos de sua criação. Ele proporciona ao aluno formação multidisciplinar, oferecendo bagagens de Informática e Computação com objetivo de capacitar o Informata Biomédico na capacidade de identificar, analisar, projetar e implementar soluções tecnologicamente viáveis de informática aplicada a saúde e biologia”, afirma o coordenador do curso da USP (Ribeirão Preto), o professor Doutor Antonio Carlos Shimano.

Além disso em relação aos alunos ele diz que “o curso foi concebido para todos aqueles que gostam de novas tecnologias, e querem de vê-las aplicadas à Medicina e à Biologia. O principal perfil é para aquele aluno que gostaria de ter a oportunidade de obter conhecimentos de Biologia, Informática e Computação aplicadas as necessidades da área da saúde”.

Saiba mais informações sobre Informática Biomédica

 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

  1. show