logo-ge

Os 5 melhores cursos de Musicoterapia do Brasil

Você sempre gostou de música, quer trabalhar com isso, mas não acha que ser músico é muito a sua praia? Já pensou no curso de Musicoterapia?

Esta profissão usa a música e seus elementos, como som, ritmo, melodia e harmonia, para reabilitar física, mental e socialmente uma pessoa ou um grupo de pessoas.

O musicoterapeuta pesquisa a relação do homem com os sons para criar métodos terapêuticos que visem restabelecer o equilíbrio físico, psicológico e social do indivíduo. Para tanto, ele utiliza instrumentos musicais, canto e ruídos.

Poucas instituições oferecem esse curso no país. Para entrar na graduação, que dura em média quatro anos, não é preciso ter conhecimento formal de música, mas é recomendado possuir intimidade com a linguagem musical. O currículo mescla disciplinas das áreas de música e neurociências e ainda inclui aulas de instrumentos, que serão utilizados nos atendimentos.

O estudante também terá aulas como de história da música, percepção musical e anatomia. Entre as matérias específicas, o aluno terá aulas de fundamentos da musicoterapia e suas principais técnicas e processos.

Ainda há pouco desses profissionais no mercado e, exatamente por isso, a demanda é boa. A maior parte dos graduando atua na área clínicas, em consultório, muitas vezes em parceria com outros profissionais da saúde.

E aí, se interessou pelo curso? Acha que pode ser uma boa opção? Não deixe de conferir as melhores faculdade.

Nome da Faculdade Estrelas
Universidade Federal de Goiás (UFG) ★★★★
Faculdade de Artes do Paraná (FAP) ★★★★
Conservatório Brasileiro de Música – Centro Universitário (CBM-CEU) ★★★★
Faculdades EST (EST) ★★★★
Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) ★★★

* lista em organizada por estado e ordem alfabética

*Dados do GUIA DO ESTUDANTE Profissões Vestibular 2012. Confira a edição completa nas bancas de todo o Brasil.

Para saber sobre outros cursos e faculdades, acesse Profissões e Universidades, no site do GUIA.

Confira mais dicas de onde estudar Musicoterapia

Leia também:

– Seis fatos sobre o curso e a carreira de Publicidade

– As dez profissões que mais trazem felicidade

– Conheça o curso de Fotografia do Senac

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.