Marketing é o conjunto de conhecimentos aplicados no estímulo à venda de produtos e serviços, detectando e aproveitando as oportunidades de mercado, com o objetivo de satisfazer o cliente e obter retorno para determinada marca, empresa ou pessoa.
O profissional traça e executa estratégias para conquistar do público lealdade à marca, construir e manter a boa imagem do produto e a lucratividade do negócio. Pode atuar em departamentos de marketing de grandes empresas, institutos de pesquisa e órgãos públicos. Está habilitado também para prestar assessoria a pequenos e médios negócios, nos quais sua principal função é promover a marca e o lançamento de produtos, definindo, por exemplo, as estratégias, o público-alvo e o preço a ser estabelecido.
Há oferta de cursos de bacharelado em grande parte do Brasil. Desde o começo do curso, mesclam-se disciplinas gerais com específicas, como psicologia, sociologia, introdução ao marketing e ética profissional.
A partir do terceiro ano, começam matérias amis peculiares do marketing, como comportamento do consumidor, estatística, finanças, economia, além de marketing industrial, de serviços, de varejo, global, corporativo e direto. Estudam-se também produção e leitura de textos e aspectos ligados à gestão em vários segmentos, como gestão de preços, de produtos e de comunicação.
No último ano, deve-se fazer a opção entre gestão de marketing ou pesquisa de mercado. Na conclusão do curso é exigida a apresentação de um trabalho.
Gostou de Marketing? Confira os melhores cursos:
Faculdade | Estrelas |
(BA) Salvador – Unifacs | ★★★★ |
(SP) São Paulo – Universidade Anhembi Morumbi | ★★★★ |
(SP) São Paulo – USP | ★★★★ |
(AM) Manaus – Uninorte-AM | ★★★ |
(CE) Fortaleza – FFB | ★★★ |
(ES) Vila Velha – UVV | ★★★ |
(PR) Maringá – Famma | ★★★ |
(RJ) Rio de Janeiro – UniverCidade | ★★★ |
(RS) Caxias do Sul – Facs. Ideau-Caxias do Sul | ★★★ |
* Dados do Guia do Estudante Profissões Vestibular 2014
* Confira como fazemos a avaliação