Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês
Melhores faculdades Por Blog Tudo sobre os cursos das melhores instituições de ensino superior do país e do mundo

Plataforma de cursos online firma parceria com USP e Unicamp para oferecer aulas em português

Por Carolina Vellei Atualizado em 24 fev 2017, 15h42 - Publicado em 17 set 2014, 23h46

Boa notícia para quem quer fazer cursos online de qualidade, mas não está com o inglês tão afiado assim: duas das melhores universidades do Brasil, a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), viraram parceiras da plataforma educacional Coursera para oferecer cursos em português. O Coursera foi criado por universidades norte-americanas de ponta e hoje reúne mais de 80 instituições de grande relevância mundial. Há cursos gratuitos em diversas áreas do conhecimento, todos online.

– LEIA TAMBÉM: Cursos online de graça nas melhores universidades do Brasil

O Brasil é o 5º maior público do Coursera. (Imagem: Divulgação)

O Brasil é o 5º maior público do Coursera. (Imagem: Divulgação)

É a primeira vez que a plataforma firma parceria com universidades da América Latina. O objetivo é oferecer, a partir de 2015, cursos com professores da USP e da Unicamp em áreas de alta demanda do público brasileiro, com temas que variam de empreendedorismo a finanças. Segundo o Coursera, o Brasil já representa a quinta maior base de usuários da plataforma (atrás apenas dos Estados Unidos, Índia, China e Reino Unido).

Legendas em português

Além da parceria com as duas instituições, a Fundação Lemann também irá aumentar os esforços para traduzir e legendar cursos estrangeiros e torná-los disponíveis em português. Por meio da colaboração de voluntários da Comunidade Global de Tradutores do Coursera, a Fundação pretende triplicar o número de aulas disponíveis com legendas em português, até o final do ano.

No site da plataforma de cursos já é possível encontrar algumas aulas traduzidas. E olha só que legal: a maioria terá turmas disponíveis para início nos próximos meses (a partir do final de setembro até o início de 2015).

Continua após a publicidade

Confira alguns deles:

– Introdução à Lógica – Universidade de Stanford

– Introdução ao Pensamento Matemático – Universidade de Stanford

– Introdução às Finanças – Universidade de Michigan

– Veja a lista completa no site do Coursera.

Treinar o inglês

Para quem já conhece o idioma inglês, a variedade de cursos é muito maior (temas como biologia, ciências sociais, educação, design, artes, saúde, humanidades…). Se você está começando a estudar, vale a pena escolher um curso que é do seu interesse e usar as aulas como treino, pois é possível colocar legendas em inglês. Fica aí a dica para quem quer aperfeiçoar a língua!

Continua após a publicidade
Publicidade