logo-ge

Que tal conhecer os melhores cursos de Gestão da Informação?

Computadores auxiliam gestores da informação na missão infinita de coletar e guardar dados (Créditos: Morgue File)

Computadores auxiliam gestores da informação na missão infinita de coletar e guardar dados (Créditos: Morgue File)

O curso de Gestão da Informação surgiu há pouco tempo, então, é necessário destrinchá-lo. Esta graduação trata das técnicas e conhecimentos usados na coleta, processamento, armazenagem e distribuição de informação. Em uma empresa de cartão de crédito, por exemplo, que lida com dados de milhares de clientes, este profissional é imprescindível. É ele quem vai determinar as diretrizes para lidar com aquele amontoado de senhas, nomes e números.

Se você gostou das atribuições deste profissional, vamos ao curso. O bacharelado tem uma grade curricular recheada de matérias de exatas. Matemática e estatística são duas delas. Há também outras disciplinas, como: fundamentos da administração, lógica da programação e tratamento de informação em acervos especiais. A duração da graduação é de quatro anos. Atenção! Estágio e trabalho de conclusão de curso são obrigatórios.

>> Conheça o curso e a carreira de Gestão da Informação

“- E depois da faculdade?”, a velha pergunta surge. Notícia boa, o número de vagas para gestores da informação tem aumentado. “O mercado de trabalho está crescendo, principalmente no aspecto da governança e gestão de dados, acompanhando a tendência do uso cada vez maior e mais intenso de tecnologia de informação”, diz Eliany Alvarenga, coordenadora do curso de Gestão da Informação da UFG.

E onde você vai trabalhar? Há empregos em empresas públicas e privadas, instituições de ensino, editoras, agências de comunicação e ONGs. Há ainda oportunidades como consultor na área de tecnologia. Para quem vive nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, um aviso: há mais chances de ser empregado no Sudeste e no Sul.

Última parada: as melhores faculdades. Não há muitos cursos de Gestão da Informação no Brasil. É preciso, então, olhar com atenção as ofertas de que chegam a você. O Guia avaliou os bacharelados existentes no país e classificou como cinco estrelas dois deles.Para nós, as melhores escolas estão na Universidades Federais de Pernambuco e do Paraná.

Aproveitem esta informação, deem uma olhada no site das universidades. Conversem com estudantes e professores. Quanto mais informações sobre a sua futura carreira, melhor! Bons estudos.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.