logo-ge

USP sobe em ranking das universidades de maior prestígio no mundo

usp_torre_relogio
(Foto: Marcos Santos/USP Imagens)

Das 100 universidades de maior prestígio no mundo, 43 estão nos Estados Unidos, segundo o ranking que a Times Higher Education acaba de divulgar.

A supremacia das universidades norte-americanas vai além: mais da metade das 50 instituições classificadas com a melhor reputação são de lá e, entre as 10 primeiras do ranking, são 8 dos Estados Unidos.  Harvard ficou no topo, mais uma vez.

A lista é resultado de uma pesquisa com 10,5 mil acadêmicos do mundo todo. A publicação só convida profissionais com ao menos 15 anos de experiência na área de educação para responder ao questionário.

Do Brasil, apenas a Universidade de São Paulo (USP) aparece entre as 100 ranqueadas, em algum lugar entre a 51ª e a 60ª posições (a partir da 51ª posição, a Times Higher Education divide a classificação das universidades em blocos de 10 posições). Apenas duas instituições da América Latina aparecem na lista: a outra é a Universidade Nacional Autónoma do México, entre as posições 71 e 80. 

Apesar de ainda estar fora do top 50 do ranking, a USP melhorou em relação ao ano passado, quando aparecia entre a 81 e 90 posições.

Por ser a única brasileira da lista, o editor da Times Higher Education, Phil Baty, destaca, em comunicado para a imprensa, que a universidade tem um papel vital na atração e retenção de talentos que futuramente vão beneficiar o Brasil como um todo.

Veja as dez melhores:

1 Harvard University EUA
2 University of Cambridge Reino Unido
3 University of Oxford Reino Unido
4 Massachusetts Institute of Technology (MIT) EUA
5 Stanford University EUA
6 University of California, Berkeley EUA
7 Princeton University EUA
8 Yale University EUA
9 California Institute of Technology (Caltech) EUA
10 Columbia University EUA

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s