logo-ge

Escola sueca incentiva game Minecraft em grade curricular

por Tânia Vinhas

Enquanto meio mundo insiste em dizer que videogames fazem mal para a criançada, uma professora da escola Viktor Rydberg, em Estocolmo, não só apóia a prática como colocou o joguinho Minecraft no cronograma de aulas.

Nele não há tiroteio e nem sangue jorrando nas paredes, claro. A missão é percorrer o cenário, todo feito de bloquinhos, e construir objetos para sobreviver e evoluir em meio às adversidades

Quem joga afirma: o visual é meio feio, porém viciante. Desde o seu lançamento, em novembro de 2011, Minecraft já contabilizou mais de 40 milhões de jogadores registrados e 17.5 milhões de games vendidos no mundo todo.

“É o mundo deles e eles gostam”, disse Monica Ekman, a professora descolada. “Eles aprendem sobre planejamento urbano, sobre questões ambientais, sobre como cumprir tarefas e até mesmo sobre como planejar o futuro”.

Cerca de 180 alunos já participam destas aulas de construção no mundo virtual. “Os meninos já sabiam muita coisa antes de nós começarmos, mas as meninas também estão felizes em criar e construir – não é muito diferente de artesanato e marcenaria”, conta Ekman.

A idéia surgiu por causa de uma competição nacional entre escolas chamada “Cidade do Futuro”, na qual as aulas deveriam oferecer propostas para fazer as coisas melhorarem no futuro. Se o projeto se tratava de uma classe extracurricular, em pouco tempo virou obrigatória. “Tem sido um grande sucesso e nós definitivamente vamos continuar com isso”, concluiu a professora.

Você gostaria de ter aulas de games na sua escola?

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s