logo-ge

10 opções de cursos para quem gosta de Letras

Estudos literários, Libras e Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais são algumas delas

Os cursos de Letras, principalmente as licenciaturas (cursos de formação de professores), estão entre os mais procurados pelos vestibulandos. Nessas graduações, o aluno estuda a língua portuguesa  ou idiomas estrangeiros e suas respectivas literaturas. O principal campo de trabalho são as escolas de ensino fundamental e médio ou de idiomas.

Em 2018, de acordo com levantamento exclusivo do Guia do Estudante, havia cerca de 1.020 cursos de Letras no país.

Além das habilitações tradicionais, como português, inglês, espanhol, francês, alemão etc., algumas instituições oferecem cursos com enfoques específicos. Confira alguns:

  • Estudos literários

O curso forma o profissional especializado na área da Literatura, que pode trabalhar com crítica literária e produção de textos.

Onde estudar: Unicamp, UFG e Ufop.

 

  • Letras (artes e mediação cultural)

Oferece uma formação interdisciplinar em linguística, literatura, tradução, performance e mídia digital.

Onde estudar: Unila (PR)

 

  • Libras

Especialista na Língua Brasileira de sinais (Libras), esse profissional dá aulas de Libras como primeira língua para surdos na Educação Básica ou em instituições especializadas, além de orientar o planejamento de currículos sobre a metodologia de ensino da língua portuguesa para esse público.

Onde estudar: mais de 30 instituições oferecem o curso, entre elas UFC, UFMA, UFMT, UFRGS, UFSC e UFSCar.

 

A proposta dessa graduação é formar um profissional que pode transitar nos campos de Línguas Estrangeiras, Administração, Relações Internacionais, Comércio Exterior, Turismo e Eventos etc.

Com o conhecimento de duas ou mais línguas estrangeiras e suas culturas, o profissional vai assessorar, intermediar e coordenar processos de negociações internacionais em diversas frentes.

Onde estudar: Uesc, UFPB, Cefet-RJ. A UnB oferece Línguas estrangeiras aplicadas ao multilinguismo e à sociedade da informação

 

  • Linguagens

Forma o professor que vai lecionar português, inglês e artes nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

Onde estudar: Fac. Sesi de Educ. (SP)

 

  • Linguística e Estudos linguísticos

O linguista estuda a linguagem verbal, a gramática e a evolução dos idiomas. Investiga as línguas das diversas sociedades e sua relação com outros idiomas.

Onde estudar: Uems, UFG, UFMG, Ufop, UFSCar, Unicamp, USP.

  • Produção textual (formação de escritor)

Esse bacharel vai transitar nos diferentes registros da língua escrita e aprimorar a escrita ficcional e poética. Também pode produzir ensaios, críticas, roteiros, resenhas, textos para a internet, manuais e textos técnicos.

Onde estudar: PUC-Rio

 

  • Redação e revisão de textos

O profissional domina o uso da língua portuguesa tanto na expressão oral como na escrita e sabe adequar o uso da linguagem aos diferentes gêneros textuais (literário, acadêmico, jurídico etc). Desenvolve a habilidade de leitura em língua estrangeira e usa recursos da informática para produção, revisão e editoração de textos.

Onde estudar: UFPel

 

  • Tecnologia de edição

O curso forma o editor e o revisor de textos em diferentes mídias, que também pode atuar nas áreas de gestão editorial, assessoria cultural e crítica literária.

Onde estudar: Cefet-MG

 

  • Tradutor e Intérprete

O tradutor se responsabiliza pela versão escrita de livros, documentos e textos em geral de uma língua para outra. O intérprete, por sua vez, se encarrega da tradução oral de palestras, discursos, reuniões e videoconferências.

Onde estudar: UFJF, PUC-Rio, UFRGS, Unesp, PUC-SP, UnB, Metodista e São Judas, entre outras.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s