logo-ge

13 carreiras que você provavelmente não conhecia

Se você está às voltas com a escolha do curso superior, mas não se sente atraído por nenhuma das tradicionais opções de carreira, é hora de ampliar os horizontes e conhecer novas alternativas. Confira uma lista com 13 graduações “diferentonas”. O seu futuro pode estar num curso que você nem sabia que existia!

Agroecologia

(foto: istock)

O bacharel em Agroecologia planeja, executa e monitora os sistemas de produção agropecuária, com foco em práticas que não degradem o meio ambiente e a sustentabilidade econômica, social e ambiental da cultura ou da criação. Apoia a transição do modelo convencional de agricultura, com uso de defensivos agrícolas, para modelos agroecológicos. Ele se preocupa em garantir, por exemplo, que a produção de alimentos orgânicos esteja livre de agrotóxicos e que a cadeia produtiva leve em consideração o sistema de trabalho e as particularidades socioeconômicas e culturais da região e das comunidades locais.

Onde estudar: 20 institutos e universidades federais oferecem o curso, como UFSCar, UFPB, IFRN, IFPA e UFPR.

 

Animação

(Divulgação Disney Filmes)

Esse bacharel projeta, desenvolve e produz animações usando técnicas digitais, como 2D (bidimensional) e 3D (tridimensional), ou analógicas, como o stop motion, em que modelos reais são movimentados e fotografados quadro a quadro. Ele dá movimento total ou parcial a produções visuais, sejam elas desenhos, fotografias, massa de modelar ou computação gráfica, para filmes, desenhos animados, curtas-metragens, publicidade, games e aplicativos de celular.

Onde estudar: ESPM-Rio, Faap, Mauá-DF, UFMG, UFpel  e UFSC.

 

Cooperativismo/ Gestão de Cooperativas

(imagem: istock)

O profissional formado por esse curso domina as técnicas e os métodos usados na criação, implantação, organização e administração de cooperativas, considerando sua viabilidade econômica e as necessidades da comunidade ou dos profissionais cooperados. Para isso, está familiarizado com políticas públicas, conhece economia e educação, e aplica esse conhecimento para avaliar e conduzir as atividades da cooperativa, segundo as condições da região, da cidade ou do bairro em que está instalada.

Onde estudar: UFV (bacharelado). Unicampo (PR), UFT, UFSM, UFRB e Furg, entre outras.

 

Defesa e Gestão Estratégica Internacional

(imagem: istock)

Formular e executar políticas públicas estratégicas para a defesa da sociedade é a principal função desse bacharel. Defesa, neste caso, não diz respeito apenas a riscos de eventuais agressões militares vindas de outros países. Envolve, também, aspectos ambientais e sociais que podem representar ameaça ao bem-estar e à segurança de toda a coletividade. Ele pode desenvolver, por exemplo, políticas contra o aquecimento global, ou, na área de direitos humanos, ações de combate à tortura e à escravidão. Ele domina, ainda, grandes questões relacionadas à saúde coletiva, como fome e epidemias, e está apto para atuar como negociador de acordos de paz e conflitos internacionais.

Onde estudar: UFRJ.

 

Mídias Sociais

 

(imagem: istock)

O objetivo dessa graduação é formar profissionais para trabalhar com produção de conteúdo, administração de redes socais, fortalecimento de marcas e relacionamento com o público em agências de comunicação ou em empresas.

Onde estudar: Belas Artes, Ceunsp e UFPE.

 

Educação Especial

nd.

(foto: istock)

Essa licenciatura forma o professor que vai lecionar para alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento ou altas habilidades. Ele pode trabalhar tanto em instituições especiais como em escolas regulares, oferecendo assessoria pedagógica ou atuando em parceria com os professores de classe comum.

Onde estudar: UFSCar, UFSM e Furb.

 

Estudos de Gênero e Diversidade

(foto: istock)

O profissional formado por esse curso vai atuar na formulação, na execução e no acompanhamento de projetos e ações relacionados à igualdade de direitos entre homens e mulheres e também no que diz respeito a pessoas de diferentes etnias, idades e orientação sexual. Entre os campos de atuação está a elaboração de políticas públicas em organizações governamentais (como secretarias e superintendências) e não-governamentais (ONGs). Também é possível prestar consultoria para empresas que tenham ações de responsabilidade social e equidade e trabalhar com pesquisa acadêmica na área.

Onde estudar: UFBA.

 

Escrita Criativa

(imagem: istock)

O objetivo desse curso tecnológico (com duração de dois anos e meio) é formar criadores de conteúdo para trabalhar com diversas linguagens. O profissional redige textos para mídias impressas ou digitais, como revistas, livros, e-books, sites e mídias sociais. Elabora textos literários, roteiros para TV, teatro e cinema e críticas de livros, peças e filmes. Pode atuar como escritor, editor, revisor de texto, redator ou roteirista em editoras de livros e revistas, produtoras de TV e cinema, agências de comunicação, emissoras de TV, jornais e outros meios de comunicação que exijam produção de conteúdo.

Onde estudar: PUCRS.

 

Nanotecnologia

(imagem: istock)

É a ciência que projeta e desenvolve produtos e processos tecnológicos de partículas minúsculas, na escala de nanometros (um nanometro equivale à bilionésima parte de um metro). Esse profissional é capaz de organizar átomos e moléculas a fim de criar um novo material ou novo processo. Ele atua no setor de pesquisa e desenvolvimento de diversas áreas, da medicina à computação.

Onde estudar: UFRJ

 

Engenharia de Inovação

(imagem: istock)

Curso pioneiro no país, cuja primeira turma deve concluir a graduação em 2019.  A proposta é formar um engenheiro para identificar, estruturar e solucionar demandas de inovação em qualquer área que atue – de elétrica a mecânica, de bioquímica a agrícola. Com grande base científica e boa formação em Controle e Automação, o engenheiro de inovação será capaz de criar novas tecnologias para produtos e processos, gerir a inovação em empresas de diversos ramos e empreender. São 30 vagas, e os alunos têm direito à bolsa integral.

Onde estudar: Isitec.

 

Saúde Coletiva

saúde coletiva

(foto: istock)

Está aqui uma profissão que é da área de saúde, mas que também tem uma grande dose de Administração. O bacharel em Saúde Coletiva planeja, executa e supervisiona as políticas de saúde de órgãos públicos e privados – como prevenção e controle de doenças, campanhas de vacinação e antitabagismo, promoção da saúde da mulher etc. Também pode atuar na administração e gestão de unidades de saúde, hospitais e clínicas. Outra opção é a área de vigilância sanitária, em que vai coordenar ações para eliminar ou prevenir riscos à saúde da população causados por problemas sanitários ou ambientais.

Onde estudar: mais de 20 instituições oferecem o curso, como FMABC, Ufac, UFMT, UFPE, UFRGS e USP.

 

Libras

(foto: istock)

É o estudo da Língua Brasileira de Sinais (Libras), utilizada por surdos. Esse profissional faz a tradução e a interpretação da língua. Além de transmitir conversas, palestras e aulas para o público com deficiência auditiva, pode elaborar material literário usando a língua de sinais. Trabalha em escolas, emissoras de TV, produtoras de vídeo, organizações não governamentais e editoras especializadas.

Onde estudar: mais de 30 instituições oferecem o curso, a maioria delas universidades federais, como Ufal, Ufam, UFC, Ufes, UFPI, UFSC, UFU e UnB.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s