logo-ge

7 cursos relacionados ao meio ambiente e à sustentabilidade

Graduações permitem contato com a natureza e atuação para preservar os recursos naturais do planeta

(imagem: shakzu/iStock)

Além de cursos mais conhecidos, como Gestão Ambiental e Ecologia, se você curte as ciências naturais e tem interesse em temas como biodiversidade, ecossistemas e relação entre homem e meio ambiente, vale a pena descobrir outras opções. Confira:

Agroecologia

O profissional formado em Agroecologia planeja, executa e monitora os sistemas de produção agropecuária, com foco em práticas que não agridam o meio ambiente e na sustentabilidade econômica, social e ambiental da cultura ou criação. Apoia a transição do modelo convencional de agricultura, com uso de defensivos agrícolas, para modelos agroecológicos. Ele atua, por exemplo, para que a produção de alimentos orgânicos esteja livre de agrotóxicos e que a cadeia produtiva leve em conta o sistema de trabalho e as particularidades socioeconômicas e culturais da região e das comunidades locais.

Quem oferece: UFSCar, IF Sudeste MG, UEPB, Ufal, UFPB e Furg (bacharelados) e IFB, UEG, UFRB, I F Baiano, IFPB, UFCG, IFPE, IFPI, IFRN, IFS, Ifac, Ifam, IFPA e UFRR (tecnológicos – cursos mais curtos e focados no mercado de trabalho).

Ciências Ambientais

O cientista ambiental busca combinar desenvolvimento e sustentabilidade ambiental. Para isso, elabora, fiscaliza e dirige estudos e projetos para a utilização racional dos recursos ambientais. Também lida com problemas ambientais, como a recuperação de áreas degradadas ou contaminadas, e com a conservação e o desenvolvimento sustentável. O curso tem uma abordagem interdisciplinar, com conteúdos de ciências naturais (física, biologia, geologia e química) e de ciências sociais (ética, antropologia, economia e política).

Quem oferece: UFC, UFF, UFG, UnB, Unifap, Unifesp, Unirio.

Ciências Socioambientais

O objetivo do curso é formar profissionais para elaborar, analisar, acompanhar e executar projetos ligados ao meio ambiente, de modo a incorporar as perspectivas sociais, culturais, históricas e políticas das relações entre sociedades e ambientes. Os conteúdos estudados abordam como os elementos naturais (como água, ar, terra) são apropriados pelo homem em suas dimensões políticas, históricas e culturais. O profissional poderá atuar em diversas organizações que lidam com o meio ambiente, seja na esfera do governo ou no terceiro setor. Em empresas privadas, cuida do cumprimento da legislação ambiental.

Quem oferece: UFMG.

Economia Ecológica

O curso forma profissionais para elaborar projetos socioeconômicos e ambientais, de modo a ajustar os interesses econômicos à preservação ambiental. Interdisciplinar, o curso tem matérias das áreas de agronomia, antropologia, biologia, ciências econômicas, direito, estatística, geografia, história e matemática. O egresso pode atuar com pesquisas de impacto socioeconômico e ambiental decorrente de projetos diversos, além de elaborar políticas de gestão ambiental de resíduos.

Quem oferece: UFC.

Geociências e Educação Ambiental

É o estudo da dinâmica interna e externa do planeta – da interação entre geosfera, biosfera, hidrosfera e atmosfera – bem como de sua relação com as atividades humanas. Essa licenciatura forma o professor para os ensinos Fundamental, Médio e técnico, em disciplinas das áreas de ciências da terra e da natureza e de educação ambiental (com foco nos recursos minerais, hídricos e energéticos).

Quem oferece: USP.

Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Esse profissional planeja e gerencia os aspectos ambientais de organizações dos mais diversos setores e segmentos. Identifica e soluciona problemas ambientais e realiza a gestão racional dos recursos hídricos. Também promove a recuperação ambiental de áreas degradadas, rios e bacias hidrográficas.

Quem oferece: Fatec Jacareí e Fatec Jahu (cursos tecnológicos).

Toxicologia Ambiental

O tecnólogo em Toxicologia Ambiental desenvolve, adapta e aplica métodos e técnicas para avaliar o potencial toxicológico de substâncias, partículas e radiações liberadas nos ecossistemas, provenientes da ação do homem. Trabalha em laboratórios de análises químicas, clínicas e toxicológicas, estações de tratamento de água e efluentes domésticos e industriais, empresas de consultoria ambiental e indústrias farmacêutica e alimentícia, entre outras que envolvem a geração de resíduos gasosos, líquidos ou sólidos cujo destino final seja o ecossistema.

Quem oferece: Furg (curso tecnológico).

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s