Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Por dentro das profissões

Por Blog
Informações sobre profissões e carreiras para te ajudar a escolher aquela que tem mais a ver com você
Continua após publicidade

Administrador Público: um profissional que zela pelos bens coletivos

Por Tati de Assis
Atualizado em 24 fev 2017, 15h36 - Publicado em 27 mar 2015, 10h00

 

guia (5)

Programas governamentais são criados ou passam pela avaliação de administradores públicos (Imagem: Fotos Públicas)

 

Na primeira década dos anos 2000, o Brasil testemunhou um boom de editais. Por trás destas publicações, há profissionais especializados, como os administradores de políticas públicas que elaboram ações que atendam demandas coletivas.

Diferentemente de um profissional empregado em empresas privadas, o objetivo do administrador público não é o lucro puro e simples. Ele atua em outro nível, estuda o país e suas instituições para propor programas que contribuam para o crescimento nacional, como o combate à fome e, no campo cultural, o estímulo à realização de produtos audiovisuais regionais.

O habitat preferido do administrador público são ministérios e órgãos governamentais. Quanto mais perto do Estado, melhor. Caso você não queira ficar refém da esfera pública, pode atuar em ONGs e em empresas privadas que mantém vínculo com o governo.

Continua após a publicidade

>> Saiba mais sobre o curso e a carreira de Administração Pública

O curso de Administração Pública requer muita leitura e dedicação. A grade curricular possui disciplinas de matemática, estatística, economia e administração financeira. Há matéria específicas, como finanças para administradores públicos e gestão de pessoas do setor público. Em algumas faculdades, a monografia para conclusão de curso não é obrigatória.

Gostou? Leia abaixo as principais áreas de atuação do Administrador Público.

 

// Consultoria

Planejar ações institucionais que possam reduzir custos administrativos, ampliar a abrangência das ações e potencializar os benefícios das políticas públicas. Elaborar projetos para financiamentos em bancos públicos.

Continua após a publicidade

// Empresas do terceiro setor

Implementar programas e projetos, planejar processos de licitação pública, promover o contato entre o terceiro setor e o setor estatal.

// Empresas Privadas

Atuar na prestação de serviços para órgãos do governo, em atividades que interagem com o poder público ou em projetos de gestão compartilhada.

// Gestão de Políticas Públicas

Estabelecer diretrizes para nortear programas e encaminhar soluções para resolver problemas sociais para os poderes executivo, Legislativo e para organizações da sociedade civil, nas mais diversas áreas, como educação, saúde, transporte, assistência social, habitação, lazer, segurança pública e meio ambiente.

// Organizações não governamentais

Criar programas de metas, gerenciar orçamento, implementar programas sociais.

// Serviço Público

Administrar os setores contábeis e orçamentários dos órgãos públicos e dar assistência a eles. Realizar licitações e contratos administrativos. Gerenciar a ligação entre empresas públicas e privadas.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

 

Publicidade
Administrador Público: um profissional que zela pelos bens coletivos
Administrador Público: um profissional que zela pelos bens coletivos
  Programas governamentais são criados ou passam pela avaliação de administradores públicos (Imagem: Fotos Públicas)   Na primeira década dos anos 2000, o Brasil testemunhou um boom de editais. Por trás destas publicações, há profissionais especializados, como os administradores de políticas públicas que elaboram ações que atendam demandas coletivas. Diferentemente de um profissional empregado em […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.