logo-ge

As carreiras que você pode seguir com Biotecnologia

diuana-400x255

 

Biotecnologia é a aplicação dos conhecimentos químicos e biológicos e de novas tecnologias nas áreas da saúde, de alimentos, química e ambiental. O profissional de Biotecnologia é multidisciplinar, pois entende de biologia, química, física, estatística e informática.

O mercado de trabalho está em constante crescimento para esse bacharel. O problema que os profissionais enfrentam é a falta de conhecimento, por parte de empregadores, da qualificação do profissional.

A tendência, porém, é que esse problema deixe de existir, já que as grandes empresas e os centros de pesquisas necessitam desse profissional e procuram ele no mercado. As áreas de alimentos e melhoramento genético são tradicionais, mas há outros setores que se destacam, como meio ambiente. Sul e Sudeste têm maior número de vagas.

Confira as carreiras que você pode seguir:

Agronegócios: aprimorar técnicas de combate a pragas e doenças na lavouras e nos rebanhos.

Indústria: acompanhar a produção de alimentos e bebidas que levem microrganismos em sua composição, como queijos e cervejas. Estudar novas matérias-primas para a produção de biocombustíveis, trabalhar na genética para tornar a plantação mais eficaz, criar novas formas de fermentação e obtenção de combustível orgânico.

Meio ambiente: estudar processos biotecnológicos para a recuperação de solos e ao aprimoramento da agricultura. Pesquisar a poluição e a contaminação do ar, da água e do solo por microrganismos e descobrir novos biocombustíveis.

Saúde: pesquisar o uso de microrganismos na produção de medicamentos e vacinas. Identificar micróbios causadores de doenças em laboratórios de análises clínicas e institutos de pesquisa. Atuar na prevenção, no controle e no combate a infecções hospitalares.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.