logo-ge

Bacharelado, licenciatura ou tecnológico?

Conheça as diferenças entre as titulações

Tão importante quanto escolher a profissão que você vai seguir, é prestar atenção na titulação do curso superior, ou seja, saber se o diploma recebido será de bacharel, licenciado ou tecnológico.

Confira as principais informações que você precisa saber sobre cada uma dessas opções.

(imagem: istock)

(imagem: istock) ((imagem: istock)/Guia do Estudante)

 BACHARELADO

É o tipo de curso mais tradicional de graduação. Corresponde a cerca de 60% de todos os cursos oferecidos no país. Concede uma formação abrangente, na qual você vai receber boa base teórica e científica e, ao final do curso, pode atuar nos diversos setores do mercado de trabalho – agropecuária, indústria, comércio e serviços.

Ideal para quem quer seguir carreira no mercado de trabalho, atuando em empresas ou por conta própria, como administrador, advogado, engenheiro, médico, jornalista, publicitário etc.

Duração: De quatro a cinco anos.

Documento de conclusão: Diploma de bacharel.

Os 5 bacharelados mais procurados*:

Direito

Medicina

Administração

Engenharia civil

Enfermagem

 

LICENCIATURA

É o curso para formação de professores. Para dar aulas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio é preciso cursar licenciatura em um campo específico do conhecimento, como História, Geografia e Matemática. Já para atuar na Educação Infantil e nas cinco primeiras séries do Ensino Fundamental é indicado fazer o curso de Pedagogia. As licenciaturas correspondem a cerca de 20% de todos os cursos de graduação.

Ideal para quem pretende lecionar no Ensino Fundamental ou Médio.

Duração: Quatro anos.

Documento de conclusão: Diploma de licenciado.

As 5 licenciaturas mais procuradas*:

Pedagogia

Educação Física

Ciências Biológicas

História

Matemática

Letras

 

TECNOLÓGICO (OU CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA)

Curso com foco na prática, de duração mais curta do que o bacharelado. Ao contrário dos bacharelados, que oferecem formação ampla e generalista (como o curso de Administração), os tecnológicos formam o aluno para o exercício de atividades específicas (Gestão de Recursos Humanos e Gestão Hospitalar, por exemplo). Os tecnológicos correspondem a cerca de 20% de todos os cursos de graduação.

Ideal para quem procura uma formação mais técnica, em nível superior, que permita inserção rápida no mercado. Atenção: as funções do tecnólogo são mais limitadas se comparadas com as do bacharel na mesma área.

Duração: De dois a três anos.

Documento de conclusão: Diploma de tecnólogo.

Os 5 tecnológicos mais procurados*:

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Gestão de Recursos Humanos

Logística

Gestão Ambiental

Gastronomia

 

*Censo da Educação Superior 2015 (MEC/Inep). Candidatos inscritos em cursos de graduação presenciais.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

  1. Talita Aguiar

    Gostaria de saber se quem se forma com licenciatura também pode atuar em diversos setores além de dar aulas.