logo-ge

Carreira militar: opções de cursos para quem quer entrar na Marinha

Escola Naval

(imagem: Escola Naval)

A Escola Navalno Rio de Janeiro (RJ), é a instituição que forma os oficiais para o corpo da armada (que opera navios), para a intendência (que cuida das questões financeiras, logísticas e de abastecimento) e para a fuzilaria naval (para atuar em combates em terra, a partir do mar). Os oficiais da armada e os fuzileiros navais podem tornar-se também aviadores navais e, dessa maneira, pilotar aviões e helicópteros pertencentes à Marinha.

O ciclo escolar tem duração de quatro anos e funciona em regime de internato. Os alunos recebem remuneração mensal de cerca de R$ 1 mil, além de alimentação, fardas e assistências médica, odontológica e psicológica. Apenas no início do terceiro ano o aluno escolhe o curso e a habilitação desejada: corpo da armada ou fuzilaria naval, com habilitações em Mecânica, Eletrônica ou Sistemas de Armas; ou intendência, com habilitação em Administração.

O estudante da Escola Naval é chamado de aspirante e, ao se formar, é declarado guarda-marinha. Após a graduação, tem início o ciclo pós-escolar, com duração de um ano, com foco na aprendizagem prática, a bordo do navio-escola BRASIL, da Marinha.

Requisitos

Em 2015, por exemplo, a Escola Naval ofereceu 43 vagas, sendo 12 exclusivas para mulheres, no Corpo de Intendentes. Para o corpo da armada ou fuzilaria naval, as vagas são apenas para homens. Aqueles que fazem o ensino médio no Colégio Naval, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro (www.mar.mil.br/cn/), são preparados para cursar a Escola Naval, que conta com um certo número de vagas para esse grupo (mediante rendimento mínimo e o atendimento a determinadas condições). Quem não fez Colégio Naval, ingressa por meio de concurso. Para concorrer, é preciso, entre outras condições, ser brasileiro, ter entre 18 e 22 anos e ensino médio completo.

Marinha mercante

Já para entrar na Marinha mercante, o ramo civil da Marinha, é preciso fazer a Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), também no Rio de Janeiro (RJ). A EFOMM forma oficiais em Náutica e Máquinas. Os cursos duram oito semestres e compreendem os períodos acadêmico e de estágio.

No primeiro, em regime de internato, há aulas teóricas e práticas em laboratórios, embarcações e plataformas, entre outros, e disciplinas e cerimônias de caráter militar. Já o período de estágio (de dois semestres para Náutica e um semestre para Máquinas) é feito em embarcações mercantes de empresas.

Durante o curso, o aluno é considerado militar. Porém, ao término, quando se torna bacharel em Ciências Náuticas, é desligado do serviço ativo da Marinha e passa a integrar o quadro de oficiais da reserva não remunerada, como segundo-tenente.

Conheça também as outras carreiras militares: Aeronáutica, ExércitoPolícia Militar.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s