Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Por dentro das profissões

Por Blog
Informações sobre profissões e carreiras para te ajudar a escolher aquela que tem mais a ver com você
Continua após publicidade

Cerveja, vinho e cachaça são temas de cursos superiores

Engenharia Cervejeira, Viticultura e Enologia e Produção de Cachaça são oferecidas por 9 instituições nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil

Por Lisandra Matias
3 ago 2017, 13h41

Que tal fazer uma graduação focada em produção de cerveja, vinho ou cachaça? Pode parecer inusitado, mas esses cursos existem de fato.

O curso mais antigo – o primeiro surgiu em 1998 – e também o mais ofertado entre esses é Viticultura e Enologia (produção de uvas e vinho, respectivamente). Ele prepara o estudante para atuar em todos os setores da produção do vinho, desde o plantio da uva até a comercialização da bebida. O profissional formado pelo curso planeja, atua e gerencia todas as fases do processo, como escolha das variedades de uva, colheita, processamento, fermentação, envase, armazenamento e até a degustação. Pode atuar em vinículas, em estabelecimentos de comercialização de vinhos e derivados e em laboratórios de controle de qualidade.

O currículo inclui disciplinas relacionadas à viticultura, como genética e melhoramento vegetal, implantação de vinhedos e fertilidade do solo, e à vinicultura – amadurecimento e envase, análise sensorial, gestão de resíduos e bioquímica, por exemplo.

São seis graduações no país, todas com a titulação de tecnólogo (curso de curta duração – 3 anos – e bem focados na prática), e um bacharelado (que oferece formação mais ampla e tem quatro anos e meio de duração):

Continua após a publicidade

Cursos de Viticultura e Enologia – tecnológicos:

IF Sertão-PE Instituto Federal do Sertão Pernambucano Petrolina (PE))
IFRS Instituto Federal do Rio Grande do Sul Bento Gonçalves (RS)
IFSC Instituto Federal de Santa Catarina Urupema (SC)
IFSP Instituto Federal de São Paulo São Roque (SP)
IFSul Instituto Federal Sul-Rio-Grandense Pelotas (RS)
Unirb-BA Faculdade Regional da Bahia Salvador (BA)

Curso de Enologia – bacharelado:

Unipampa Universidade Federal do Pampa Dom Pedrito (RS)

Já o curso de Produção de Cachaça é oferecido por uma única instituição no país, o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), localizado em Salinas (MG). Também é uma graduação tecnológica e tem a duração de 3 anos. Com disciplinas como bioquímica, gestão agroindustrial, cultivo da cana-de-açúcar e moagem, preparação do caldo  e fermentação, o profissional formado pelo curso vai atuar em todas as áreas da cadeia produtiva da cachaça de alambique. Entre suas atividades estão o gerenciamento da cultura da cana-de-açúcar, visando seu aproveitamento como matéria-prima para a produção de cachaça, e dos processos de fermentação, destilação, envelhecimento, padronização, análises físico-química, análise sensorial e comercialização do produto.

Engenharia de Produção Cervejeira é o curso mais novo relacionado à produção de bebidas. Também é o segundo curso desse tipo no mundo – o primeiro surgiu na Alemanha. Oferecido pela Faculdade Escola Politécnica de Inovação e Conhecimento Aplicado (Épica), em Blumenau (SC), fundada em 2016, ele tinha início previsto para o segundo semestre de 2017.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Ao contrário dos demais cursos dessa área, trata-se de uma Engenharia, com duração de 5 anos. O aluno formado pelo curso sai como Engenheiro de Produção pleno e poderá trabalhar em qualquer tipo de empresa, além da indústria cervejeira.

A grade curricular compreende três grandes eixos. Na formação básica, o aluno estudará cálculo, física, química, mecânica e resistência dos materiais entre outras disciplinas. No núcleo profissionalizante, verá, por exemplo, eletricidade aplicada, projeto de produto, metrologia industrial e engenharia da qualidade e produtividade. Na formação específica entram conteúdos como microbiologia, análise sensorial, desenho técnico mecânico, processo de malteação, planejamento e controle da produção, processo de fermentação e processo de engarrafamento.

 

 

Publicidade
Cerveja, vinho e cachaça são temas de cursos superiores
Mundo do Trabalho
Cerveja, vinho e cachaça são temas de cursos superiores
Engenharia Cervejeira, Viticultura e Enologia e Produção de Cachaça são oferecidas por 9 instituições nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.