logo-ge

Coisas que você tem que saber sobre o curso de Teatro

O profissional formado em Teatro não vive somente de glamour: é preciso muita dedicação durante o curso e a carreira

O profissional formado em Teatro não vive somente de glamour, é preciso muita dedicação durante o curso e a carreira (Imagem: Morgue File)O profissional formado em Teatro não vive somente de glamour: é preciso muita dedicação durante o curso e a carreira (Imagem: Morgue File)

Atrizes e atores fazem parte do nosso cotidiano. Convivemos com eles desde muito cedo, ao assistir televisão. Mais tarde, ao frequentar peças teatrais, mergulhamos em seu universo. Apesar da afinidade, há muitas coisas que não sabemos sobre a área.

O curso de Teatro, por exemplo, não é destinado somente para atores. Com duração de quatro anos, possui duas modalidades: o bacharelado  e a licenciatura. Ambas vão além da encenação. Exploram técnicas de criação de espetáculos, direção, montagem e interpretação. Desta forma, você pode também ocupar os cargos de diretor, produtor, cenógrafo, figurinista e professor.

>> Saiba mais sobre o curso e a carreira de Teatro

O mercado de trabalho não é enorme, porém, também não é super restrito. Os licenciados podem atuar em escolas públicas e particulares. Há também a possibilidade de trabalhar em projetos sociais. Os bacharelados, por sua vez, podem ingressar em grupos teatrais ou trabalhar na área de iluminação ou preparação vocal.

Gostou? Dá uma olhadinha na lista abaixo. Colocamos as áreas de trabalho possíveis para o profissional formado em Teatro.

//O que você pode fazer

Arteterapia

Usar a interpretação como terapia para auxiliar no bem-estar de pessoas idosas e no tratamento de pacientes de grupos de risco.

Cenografia

Conceber o cenário, os objetos e os móveis que serão usados em cena, cuidando das cores e da iluminação, a fim de caracterizar uma época ou um ambiente específico.

Direção teatral

Coordenar todos os elementos envolvidos em uma encenação, da escolha do elenco e definição do figurino à orientação dos atores durante os ensaios.

Dramaturgia

Redigir peças teatrais, seriados, telenovelas, trabalhando individualmente ou em grupo. Adaptar textos documentais, cinematográficos ou literários para a linguagem e as técnicas de teatro ou de TV.

Dublagem

Substituir a fala de personagens de filmes de língua estrangeira, empregando a voz e a entonação adequadas a cada emoção.

Ensino

Dar aulas de interpretação em escolas de ensinos fundamental e médio (com licenciatura).

Figurino e indumentária

Escolher, elaborar e produzir o vestuário utilizado no cinema, no teatro e na TV.

Interpretação

Representar um personagem, empregando para isso a expressão corporal e facial e a entonação da voz no teatro, na TV, publicidade ou no cinema.

Produção

Viabilizar a exibição de peças ou espetáculos, conseguindo patrocínios, administrando o orçamento, providenciando os locais de ensaio e os materiais necessários para a realização da apresentação.

Teoria teatral

Estudar aspectos teóricos e práticos das artes cênicas a fim de escrever livros didáticos ou fazer crítica teatral.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s