logo-ge

Como é o curso de Gestão de Energia

Graduação prepara o profissional que vai propor estratégias para o uso racional da energia em empresas privadas ou instituições públicas

A questão da energia é fundamental para o desenvolvimento econômico de uma sociedade. Uma das grandes questões atuais é aumentar a oferta, diversificar as fontes de energia, priorizando as renováveis e não poluentes, e otimizar o consumo.

É nesse contexto que surgiu o novo curso de Gestão de Energia e Eficiência Energética, oferecido pela Faculdade de Tecnologia de Campinas (Fatec Campinas), no interior de São Paulo, desde o início  deste ano (2018). Trata-se de um curso superior de tecnologia (graduação mais curtas do que as tradicionais e com foco na prática), com duração de três anos e gratuito.

O profissional formado no curso trabalha com as questões econômicas e gerenciais para a tomada de decisões relativas à geração ou à utilização da energia em empresas ou instituições públicas.

Ele lida com todas as formas de energia que compõem a matriz energética disponível, seja ela renovável (a partir da cana-de-açúcar, vento, luz solar etc) ou não renovável (petróleo e gás natural, por exemplo). Avalia as necessidades de uma região ou setor e desenvolve projetos economicamente e socialmente viáveis, buscando soluções sustentáveis.

O que faz o profissional

  • identifica tecnologias que minimizem o consumo de energia nos diferentes processos industriais;
  • coordena programas de contenção e uso racional da energia;
  • pesquisa e traça estratégias para a área energética no setor público;
  • gerencia indicadores de eficiência energética, processos de gestão energética e contratos de energia;
  • concebe e gerencia a implantação de sistemas de distribuição de energia em áreas urbanas e rurais;
  • define tipos de energias aplicáveis a condições diversas de consumo e fornecimento;
  • avalia a qualidade dos sistemas de produção, distribuição e consumo de energia;
  • emite parecer técnico relativo a área de gestão de energia.

Durante o curso, o aluno estuda disciplinas como mercado e regulação em energia, economia, física aplicada à energia, contabilidade e custos, eficiência energética, gestão de pessoas e equipes, qualidade de energia elétrica e gestão estratégica.

No mercado de trabalho, pode atuar em instituições governamentais; empresas de geração, transmissão e distribuição de energia; centros de pesquisa em diferentes áreas econômicas (agroindústrias, indústrias extrativas, siderúrgica, alimentícia, de transformação) e no setor comercial e de serviços.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s