Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Por dentro das profissões

Por Blog
Informações sobre profissões e carreiras para te ajudar a escolher aquela que tem mais a ver com você
Continua após publicidade

Como está o mercado de trabalho para o curso de Arquitetura e Urbanismo?

Por Carolina Vellei
Atualizado em 24 fev 2017, 15h44 - Publicado em 20 jun 2014, 14h01

O leitor Felipe Soares nos mandou um e-mail sobre o mercado de trabalho para Arquitetura. Ele está preocupado porque tem ouvido falar sobre uma possível crise nessa área.

“Como está o mercado de trabalho agora? Existe emprego? Seria de grande ajuda se pudessem tirar essas dúvidas.”

Nós já respondemos aqui no blog uma pergunta sobre a necessidade em saber desenhar bem nessa profissão. Agora conversamos com Adriano Soares, arquiteto formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ele já trabalhou de forma autônoma e em parceria com escritório de arquitetura. Atualmente trabalha como arquiteto colaborador no escritório Libeskindllovet Arquitetos.

– Veja como é o curso de Arquitetura e Urbanismo

ARQUITETURA E URBANISMO

Continua após a publicidade

Confira o panorama que ele fez sobre a profissão no Brasil:

“O mercado da construção civil depende muito de como vai a saúde econômica do país. Se o país está bem economicamente, há mais construções, logo, mais empregos. Se está mal, constrói menos. Como hoje estamos vivendo uma situação delicada do ponto de vista econômico (a inflação aumentou, o país tem crescido menos e o mercado imobiliário está começando a estagnar), é possível afirmar que o setor está menos aquecido que há alguns anos. Mas isso não quer dizer que é uma “crise” real. Se por um lado há menos construções, por outro, existem novas possibilidades e modalidades que não haviam antigamente.

Hoje o profissional de Arquitetura tem um leque maior de atuação no mercado, que muitas vezes não se restringe somente à parte de construção, mas também de gestão (de projetos, obras diretas e empreendimentos) e design de interiores (há muitos arquitetos trabalhando com design, decoração e até mesmo em consultoria de interiores). Além disso, estão surgindo mais vagas específicas para arquitetos em concursos públicos, o que pode também ser uma outra opção de carreira.

A profissão também não se restringe às construções, obras e desenhos. A carreira de arquiteto e urbanista te proporciona uma visão de cidade e comunidade privilegiada em relação a outras carreiras. Ou seja, há muitos arquitetos seguindo carreiras políticas, trabalhando em ONGs, desenvolvendo pesquisas em habitação popular, prestando serviços gerais a comunidades carentes.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Quando eu me formei, há quatro anos, o mercado estava bastante aquecido. Nunca me faltou trabalho. Comecei em pequenos escritórios de Arquitetura, como arquiteto colaborador e, paralelamente, fui desenvolvendo trabalhos por fora como freelancer (reformas de residências, representações de desenhos em 2D e 3D etc). Esse é um caminho natural para os recém-formados que estão atrás de um lugar ao sol. Mesmo para quem almeja abrir seu próprio escritório no futuro – acredito que uns 80% dos arquitetos desejem isso – é importante passar por esse caminho para ganhar experiência e entender como funciona a dinâmica do mercado. O meu desejo é ter meu próprio escritório, mas ainda tenho muito chão pela frente até chegar lá.”

______________

Quer que a sua dúvida sobre profissão também seja respondida aqui no blog? Envie um e-mail para consulte.ge@abril.com.br com o assunto “Dúvida sobre Profissão” :)

Publicidade
Como está o mercado de trabalho para o curso de Arquitetura e Urbanismo?
Como está o mercado de trabalho para o curso de Arquitetura e Urbanismo?
O leitor Felipe Soares nos mandou um e-mail sobre o mercado de trabalho para Arquitetura. Ele está preocupado porque tem ouvido falar sobre uma possível crise nessa área. “Como está o mercado de trabalho agora? Existe emprego? Seria de grande ajuda se pudessem tirar essas dúvidas.” Nós já respondemos aqui no blog uma pergunta sobre […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.