Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Por dentro das profissões

Por Blog
Informações sobre profissões e carreiras para te ajudar a escolher aquela que tem mais a ver com você
Continua após publicidade

Como está o mercado de trabalho para quem faz Cinema?

Por Carolina Vellei
Atualizado em 24 fev 2017, 15h46 - Publicado em 24 abr 2014, 19h40

Muitas vezes ficamos em dúvida sobre seguir ou não profissões ligadas à área artística. Será que vou arrumar emprego? Será que vou ganhar bem? Essas são perguntas que o GUIA geralmente recebe sobre carreiras como Música, Artes Cênicas e… Cinema. Recebemos da leitora Marí­lia Caroline da Silva a seguinte questão:

“Estou em dúvida entre três cursos, mas sou apaixonada por cinema. Quando falo pra alguém que eu talvez faça cinema, todos pensam que vou morrer de fome e isso me deixa muito insegura, e eu moro em Santa Catarina, mesmo sabendo que esse mercado é mais direcionado a São Paulo e Rio de Janeiro. Gostaria de saber as possibilidades de trabalho nessa área.”

– Conheça o curso de Cinema e Audiovisual na Guia de Profissões do GE

cinema

Continua após a publicidade

E agora? Sempre fui a favor de seguirmos nossos sonhos e nossas paixões. Mas, como não sou dessa área, fui atrás de produtoras de cinema de Santa Catarina para responder à Marília. Afinal, nada melhor do que alguém do estado onde ela mora para saber como é o mercado de trabalho lá, não é mesmo?

Consegui descobrir como anda a profissão no resto do Brasil também. Quem conta é a Flávia Castro, produtora executiva da Orbital Filmes. Responsável pelo núcleo de conteúdo da empresa, ela é formada em Cinema e Audiovisual pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Confira o depoimento dela:

“Antes de escolher minha profissão, acompanhei algumas filmagens de comerciais de publicidade e me apaixonei pelo set. Na época, não sabia da existência de um curso para trabalhar com isso. Ao me inscrever no vestibular, fiquei muito feliz ao constatar que já existia o curso de Cinema e Vídeo (seria a segunda turma na faculdade em que estudei). Nunca me preocupei tanto com o mercado de trabalho, porque as oportunidades vão surgindo e o que acaba valendo é a competência e a postura profissional. Hoje buscamos na universidade jovens para trabalhar conosco.

Continua após a publicidade

É importante saber que o mercado audiovisual mudou bastante e é muito importante que os futuros profissionais entendam que este mercado não se sustenta apenas com o cinema propriamente dito, que geralmente é o que move o sonho dos jovens que desejam ingressar na área. Os cursos antigos estão alterando os currículos e nomes para realização Audiovisual, que engloba algo bem mais amplo como, por exemplo, produção de conteúdo, TV, internet, publicidade, novas mídias e também cinema.

Hoje o mercado do Brasil está aquecido com a sanção da Lei 12.485, que obriga os canais de TV fechados a exibirem conteúdo produzido por produtoras brasileiras independentes. Os canais estão procurando bons projetos para exibirem. A área de cinema é um mercado que precisa se profissionalizar e existe sim oportunidade para profissionais capacitados.”

_________________

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Ficou interessado em enviar uma pergunta também? Envie sua questão para consulte.ge@abril.com.br e coloque no assunto da mensagem “Dúvida sobre profissão”. Ela poderá ser respondida aqui no blog!

Publicidade
Como está o mercado de trabalho para quem faz Cinema?
Como está o mercado de trabalho para quem faz Cinema?
Muitas vezes ficamos em dúvida sobre seguir ou não profissões ligadas à área artística. Será que vou arrumar emprego? Será que vou ganhar bem? Essas são perguntas que o GUIA geralmente recebe sobre carreiras como Música, Artes Cênicas e… Cinema. Recebemos da leitora Marí­lia Caroline da Silva a seguinte questão: “Estou em dúvida entre três cursos, […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.