Clique e assine GE Play por R$16,90
Por dentro das profissões Por Blog Informações sobre profissões e carreiras para te ajudar a escolher aquela que tem mais a ver com você

Como funciona um curso de graduação?

Veja exemplos de 8 áreas e confira dicas para saber o que te espera na faculdade

Por Lisandra Matias - Atualizado em 24 fev 2017, 14h04 - Publicado em 30 jan 2017, 18h00
(imagem: istock)

Com o término do Ensino Médio, uma nova rotina de estudos vai ter lugar na sua vida. Sai de cena a escola e entra a faculdade. E o que se aprende em cada curso? Quais as principais matérias? E as atividades práticas?

Para responder a essas dúvidas, reunimos aqui 8 entrevistas com coordenadores de curso que contam, ponto a ponto, como é a graduação.

Administração

Arquitetura

Ciências Biológicas

Engenharia de Produção

Jornalismo

Matemática

Continua após a publicidade

Medicina

Pedagogia

E se o curso que você tem interesse não está nessa lista, saiba que é possível conhecer mais sobre algumas graduações nas Diretrizes Curriculares Nacionais, normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação que norteiam a elaboração dos projetos pedagógicos dos cursos.

Isso significa que nesses documentos estão informações que podem te interessar como: o perfil do formado (ele estará habilitado para trabalhar em quais áreas de atuação), conteúdos essenciais que os alunos devem aprender, obrigatoriedade ou não de estágio etc.

Ao entrar na página das Diretrizes Curriculares Nacionais, os que cursos que possuem diretrizes (nem todos têm) estão listados por ordem alfabética. Quando tiver mais de um link por curso, procure pela resolução que institui as diretrizes (e não por pareceres).

Está certo que a linguagem desses documentos é um pouco difícil. Por isso, uma dica é localizar algumas palavras-chaves (como “perfil”, “conteúdos”, “competências”  e “estágio”) para já ir direto na informação que interessa.

 

Continua após a publicidade
Publicidade