logo-ge

Computação: conheça as diferenças entre os cursos

Se você tem interesse por tecnologia e quer prestar algum curso ligado à computação, talvez esteja indeciso entre Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Sistemas de Informação, os três mais importantes bacharelados na área. Antes de tomar a sua decisão, conheça as semelhanças e as diferenças entre eles.

 

computador

(giphy.com)

 

O que eles têm em comum: uma forte base de matemática e contato com áreas da computação como programação, banco de dados, redes de computadores e eletrônica.

As diferenças entre eles:

Ciência da Computação: o foco é o desenvolvimento de softwares – programas e aplicativos. Você terá mais conteúdos voltados para programação, bancos de dados e sistemas operacionais.

 Engenharia da Computação: a parte central é o hardware – planejar e construir computadores. Há um reforço nos conteúdos de elétrica e eletrônica, por exemplo.

Sistemas de Informação: a chave é a gerência de processos – como a implantação e a gestão de softwares. Forma o especialista em organização, armazenamento e recuperação de dados.

O professor Thiago Pardo, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos, explica as diferenças a partir de um smartphone: 

 

giphy2

(giphy.com)

 

“Se você gosta de instalar aplicativos no aparelho e adoraria desenvolver seus próprios aplicativos, há indícios de que Ciências de Computação é o seu caminho. Mas se a sua vontade é de desmontar o aparelho, entender e pesquisar o que tem lá dentro, então, considere Engenharia de Computação. Agora, se você gosta de lidar com pessoas, de gerenciar grupos de conversa e processos, Sistemas de Informação pode ser uma boa opção.”

Cursos tecnológicos

Além desses três bacharelados, há também cursos tecnológicos na área– que também são graduações, mas de duração mais curta e com formação mais específica para atuar no mercado de trabalho. Conheça alguns aqui:

Análise e Desenvolvimento de Sistemas O profissional formado por esse curso  projeta, desenvolve, implementa e atualiza sistemas de informação. Tem noções de gerenciamento, mas sua especialidade é a criação de sistemas informatizados: programação de computadores e desenvolvimento de softwares.

Gestão da Tecnologia da Informação Implementa e gerencia sistemas informatizados nas empresas e cuida para que esses sistemas sejam seguros e amigáveis para o usuário. Diagnostica disfunções do sistema, soluciona problemas de rede e escolhe os programas de informática que devem ser adotados na empresa.

Redes de Computadores Cuida da instalação e faz a manutenção de redes de computadores nas empresas. Ele define o tipo e o número de unidades, sua configuração e os programas que serão usados para o gerenciamento da rede.

Segurança da Informação Este profissional é um especialista na segurança de redes de computadores. Ele evita que a rede seja invadida por pessoas não autorizadas, protegendo assim as informações dos usuários da empresa e de seus clientes.

Sistemas para Internet Desenvolve e administra web sites e pode atuar também como consultor de tecnologia e analista de negócios web. Também elabora sites para redes internas das empresas (intranet) e trabalha na implantação de sistemas de comércio eletrônico.

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s