logo-ge

Conheça o curso de Artes Plásticas da ECA-USP

O curso de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), recém nomeando na instituição para Artes Visuais, existe desde 1971 e foi avaliado com 5 estrelas pelo ranking Melhores Universidades do Guia do Estudante.

O Por Dentro das Profissões entrevistou o professor Gilbertto Prado, coordenador do curso na ECA-USP, para falar sobre a faculdade e a carreira.

O curso tem duração de oito semestres e é integral

Durante quatro anos o estudante tem aulas de manhã e de tarde. O primeiro ano é básico, para a formação geral do estudante. Há disciplinas, dentre outras, de História da Arte, História da Arte no Brasil, Fundamentos da Linguagem Visual, Pintura e Escultura.

O aluno deve optar por uma dentre cinco habilitações

Logo no segundo semestre o estudante opta por um direcionamento: escultura, pintura, gravura, multimídia e intermídia ou pela licenciatura. A partir disso ele estudará disciplinas específicas de sua área, mas continuará a ter aulas do eixo geral do curso.

Apesar de escolher logo no segundo semestre sua área, ele pode mudar até duas vezes sua opção durante a graduação.

O curso alia a prática artística à teoria e pesquisa

Na ECA os estudantes são formados para atuar nas várias áreas das artes visuais, tanto bacharel quanto licenciado. Ao mesmo tempo em que há prática e experimentação, há teoria e pesquisa.
O curso tem forte engajamento com a pesquisa e, como se mantém próximo da pós-graduação, está sempre atualizado e atento às novas discussões.

Vários estudantes que passaram por lá hoje têm trabalhos relevantes em exposições, como Henrique Oliveira, Clara Ianni, Iara Freiberg, Fábio Tremonte, Paulo Nenflidio  entre outros.

Na ECA os estudantes tem proximidade com professores que atuam como artistas e com museus

Na ECA há a vantagem de muitos professores serem também artistas, ativos no mercado com produção própria e com experiência em exposições e curadorias.

Outra vantagem é que os alunos têm, dentro do campus, museus à disposição, como o Museu de Arte Contemporânea.

O estudante não precisa ser um expert em arte para passar na prova específica de Artes Plásticas da Fuvest

Como explica o professor Prado, “a prova específica da Fuvest aponta habilidades primeiras, potencialidades. Mas todas essas técnicas serão desenvolvidas ao longo do curso, ninguém quer que o aluno chegue pronto. A prova quer ver como o aluno pensa e enxerga o mundo, qual é a relação dele com a arte”.

– Faça o teste e veja se Artes Plásticas é a carreira certa para você!

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.