logo-ge

Conheça o curso de Cinema na Faap

Você gosta muito de ir ao cinema e de assistir a filmes? Sente que poderia expressar suas ideias e sentimentos com uma câmera na mão? Então talvez o curso de Cinema seja uma boa opção para você!

Para conhecer mais sobre a carreira, o Por Dentro das Profissões entrevistou o professor José Gozze, coordenador do curso de Cinema da Fundação Armando Alvares Penteado (Faap), de São Paulo.

O curso de Cinema na Faap oferece 50 vagas (25 de manhã e 25 a noite) e tem duração de 4 anos

Os estudantes passam obrigatoriamente por todas as áreas do Cinema durante a faculdade: direção, direção de atores, direção de fotografia, som, direção de arte, montagem e edição, cenografia, entre outras. Até animação e efeitos especiais são trabalhados.

Durante o curso, os estudantes montam grupos e produzem um curta-metragem por semestre

Com um grupo de até seis alunos, são produzidos curtas-metragens para trabalhar a parte prática. São utilizados tanto o formato digital quanto a película, de 16mm e 35mm. Os alunos aprendem a manipular todos os equipamentos, da câmera à iluminação.

“Como trabalham em grupos, os estudantes vão descobrindo seus gostos aos poucos, na prática eles vão perceber se gostam mais de direção ou edição, por exemplo”, conta o professor Gozze.

A Faap participa de muitos eventos de Cinema ao longo do ano

A Faap faz parte da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e sempre recebe pré-lançamentos e debates com profissionais da área. Um exemplo recente foi o pré-lançamento do filme Tetro, do Francis Coppola, com palestra do diretor.

Outras atividades na Faap incluem a empresa júnior e as monitorias que estudantes podem fazer nos laboratórios de cinema da faculdade. Os grupos mais avançados, inclusive, fazem estágios em produtoras de fora da Faap.

O trabalho de conclusão de curso é um curta-metragem filmado em 35mm

O trabalho deve ser feito em equipe e é finalizado tanto em HD digital quanto em película. “Nossa filmoteca se encarrega de mandar esses filmes para festivais nacionais e internacionais, conseguimos muitos prêmios assim. O grupo pode produzir ficção, documentário, até mesmo um projeto de animação”, explica Gozze.

Cinema na Faap se diferencia pelo uso da película nas filmagens e pela grande produção de filmes

“Somos os únicos a utilizar, além do formato digital, a película. O mercado trabalha muito com película. Filma-se com ela, depois a finalização ocorre em digital e as cópias finais são feitas nos dois formatos, justamente porque cada festival ou concurso exige um determinado formato”, conta o professor. Além disso, por semestre são produzidos cerca de 15 curtas-metragens no curso, um volume grande de material para os padrões gerais.

O aluno precisa ter o hábito de ir com frequência ao cinema

Quem escolhe estudar Cinema deve assistir a muitos filmes, ir muito ao cinema para acompanhar novas produções e sempre se manter informado sobre as críticas e análises. Ler sobre a história mundial e brasileira da sétima arte também é essencial.

– Faça o teste e veja se Cinema combina com você!

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s