Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês
Por dentro das profissões Por Blog Informações sobre profissões e carreiras para te ajudar a escolher aquela que tem mais a ver com você

Conheça o curso de Engenharia Ambiental em 2 minutos

Por Tati de Assis Atualizado em 24 fev 2017, 15h20 - Publicado em 1 jul 2015, 04h15

 

Engenheiros ambientais podem desenvolver projetos relacionados à reciclagem (Créditos: Morgue File)

Engenheiros ambientais podem desenvolver projetos relacionados à reciclagem (Créditos: Morgue File)

 

Valendo! A grande função do engenheiro ambiental é preservar os recursos naturais e proteger a saúde humana. Como ele faz isso? Reduzindo os danos causados ao meio ambiente pelas atividades humanas.

Suas atribuições estão ligadas a construção e gerenciamento de operações de sistemas de obtenção e distribuição de água, de coleta e tratamento de esgoto e do descarte ou da reciclagem de resíduos sólidos. Ele também pode tratar da poluição do ar, do solo e da água.

>> Saiba mais sobre o curso e a carreira de Engenheiro Ambiental

Há duas opções para se trabalhar com Engenharia Ambiental: o curso de graduação ou de tecnólogo. A última opção é mais específica e tem menor duração que a primeira. Você precisa avaliar se quer uma formação mais genérica para decidir.

O oferta de trabalho para este profissional tem crescido. Um dos fatores para tal é o estabelecimento, por parte do governo federal, da Política Nacional de Resíduos que estabelece normas rígidas para o descarte de lixo pelos municípios. Com esta medida, tanto a esfera pública quanto à privada precisam dos engenheiros ambientais.

Ficou interessado? Veja abaixo as principais áreas de atuação do Engenheiro Ambiental.

// O que você pode fazer

Bioprocessos e Biotecnologia

Avaliar os efeitos de um processo ou produto sobre o meio ambiente.

Continua após a publicidade

Controle de poluição

Reduzir o impacto de atividades industriais, urbanas e rurais sobre o meio ambiente. Monitorar a qualidade da água e fiscalizar a emissão de gases que prejudicam a qualidade do ar.

Geoprocessamento

Realizar mapeamentos e levantamentos geográficos por meio de avançados programas de computador.

Planejamento e gestão ambiental

Elaborar relatórios de impacto ambiental e planos para o uso de recursos naturais. Assessorar empresas, órgãos públicos e ONGs. Estudar meios de reutilização de resíduos, para otimizar a produção e reduzir gastos.

Recuperação de áreas

Desenvolver e executar projetos de recuperação de áreas poluídas ou degradadas.

Recursos hídricos

Racionalizar a exploração de rios, reservatórios e água subterrânea, controlando a qualidade e a quantidade de água consumida.

Saneamento

Projetar, construir e operar sistemas de abastecimento de água e de coleta, transporte e tratamento de esgoto, lixo doméstico e resíduos industriais. Montar vários tipos de sistema de drenagem para prevenir enchentes e inundações.

Continua após a publicidade

Publicidade