logo-ge

Conheça o curso de Engenharia Civil na USP

O curso de Engenharia Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) existe desde 1893, ano de criação da escola. Ele foi avaliado com cinco estrelas pelo ranking Melhores Faculdades do Guia do Estudante.

O curso tem 130 vagas e cinco anos de duração

As aulas são em período integral, ocupando toda a manhã e parte da tarde. Nos dois primeiros anos há um ciclo básico comum a todos os cursos da faculdade, com formação científica de cálculo, física e álgebra.

A partir do terceiro ano as disciplinas ficam mais específicas e os alunos de Engenharia Civil passam pelas quatro grandes áreas do curso: engenharia de estrutura e geotécnica, construção civil, transporte e hidráulica e sanitária.

Além das disciplinas, o estágio é obrigatório para se formar. No trabalho de conclusão de curso, feito em grupo, os estudantes desenvolvem por um ano um projeto multidisciplinar.

A Poli se destaca pela forte base científica dada ao estudante

Como explica o professor Mário Eduardo Senatore Soares, coordenador de graduação, “a Escola Politécnica trata com muito carinho a formação básica, com ênfase nas disciplinas teóricas de engenharia, como álgebra, cálculo e física. Outros cursos são mais práticos, pensam mais diretamente no mercado. A formação daqui dá uma base para o futuro, forma engenheiros que pensam diferente”.

Estudantes podem optar pelo programa de dupla-formação em Arquitetura

O curso na Poli ainda oferece um programa de dupla-formação com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP. Alunos interessados podem se candidatar e, se aprovados, estudam dois anos na FAU e depois voltam para a Poli concluir Engenharia Civil. Ao final, se formam com diploma dos dois cursos.

A escola também se destaca por ter muitos convênios com universidades estrangeiras, tanto para intercâmbio quanto para programas de dupla-diplomação, principalmente na França, Alemanha e Itália.

No curso há muitas atividades extracurriculares para complementar a formação

“Tem muita coisa interessante para fazer além do curso, a Poli te dá muitas oportunidades. Há a Atlética, o centro acadêmico, o grêmio estudantil, os projetos de extensão, a empresa júnior”, conta Francine Arida, 21 anos, aluna do 3º ano de Engenharia Civil.

Políticos famosos e até apresentador de TV já se formaram por lá

Muitos políticos conhecidos se formaram em Engenharia Civil na USP: Paulo Maluf, o prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, o ex-governador Mário Covas, o ex-prefeito Prestes Maia e Henrique Meirelles, presidente do Banco Central no governo do presidente Lula. Outras personalidades também passaram por lá: o apresentador Marcelo Tas e o jornalista Claudio Carsughi.

O mercado para engenheiros civis está aquecido

E há procura por engenheiros da área civil? Para o professor Soares, com certeza sim. “Há muita demanda com o boom da construção civil e obras de infraestrutura por todo o país. Inclusive estão faltando engenheiros. Estudantes encontram estágios e trabalhos com facilidade”, analisa.

– Faça o teste e veja se Engenharia Civil tem a ver com você!

– Será que você está pronto para entrar no mercado de trabalho? Faça o teste e descubra!

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s