Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês
Por dentro das profissões Por Blog Informações sobre profissões e carreiras para te ajudar a escolher aquela que tem mais a ver com você

Conheça o curso de Psicologia da PUC-SP

Por Guilherme Dearo Atualizado em 24 fev 2017, 16h11 - Publicado em 5 out 2011, 21h13

O curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) existe desde 1964 e foi avaliado com 5 estrelas pelo ranking Melhores Universidades do Guia do Estudante.

O Por Dentro das Profissões entrevistou a professora Regina Aiko Fukunaga Kato, coordenadora do curso de Psicologia da PUC-SP, para falar sobre a faculdade e a carreira.

Há 200 vagas no campus de São Paulo e 40 vagas no campus de Barueri

Na capital são 180 vagas dividas em duas turmas, além de 20 vagas preenchidas pelo Prouni. Em Barueri são outras 40 vagas. Os professores são os mesmos em ambos os campi.

Nos três primeiros anos há matérias obrigatórias teóricas de ciências humanas e de formação do pensamento do psicólogo e matérias teórico-práticas, que darão a base para que o aluno atue em clínicas e consultas.

No 4º e 5º ano os estudantes passam por estágios obrigatórios em núcleos de atividade

No 4º ano há estágios obrigatórios em núcleo semestrais de atividades. O estudante deve passar por todos eles: clínica, saúde, educacional e trabalho.

Já no último ano de curso os estágios são eletivos: o aluno escolhe dois núcleos anuais dentre várias opções, como infantil, adolescente, adulto, saúde, trabalho e políticas públicas. Nessa etapa o estudante já direciona sua carreira, escolhe as áreas que mais lhe interessam.

Para a formação do psicólogo, há quatro grandes temas em destaque no curso

Na PUC, há ênfase em: Cultura e Contemporâneo (violência, inovações tecnológicas, conflitos étnicos, nova configuração familiar, mídia etc.), Práticas Clínicas e Saúde (atuação para prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas), Políticas Públicas (avaliação crítica de políticas que abordem adequadamente os aspectos psicológicos da população) e Processos Institucionais (questão da Psicologia relacionada ao ser humano e suas relações de educação e trabalho).

Continua após a publicidade

Quem cursa Psicologia gosta de lidar com a resolução de problemas

O estudante precisa perceber os problemas humanos como desafios e deve ser muito sensível, além de gostar de estudar sobre relacionamentos e comportamento.

Há vários convênios e núcleos de pesquisa no curso da PUC

Algumas instituições dentro da PUC oferecem bolsas de estudo aos estudantes, que podem se candidatar e receber bolsas para desenvolver projetos de extensão ou pesquisa.

Há parcerias com o Ministério da Educação e com o Ministério da Saúde para que, durante os estágios dos núcleos de 4º e 5º ano, os estudantes atuem em hospitais e centros de referência na cidade.

O 3º setor é uma boa possibilidade no mercado de trabalho para os psicólogos

Alunos empreendedores e que queiram se engajar encontram muito espaço no terceiro setor. Além disso, sempre há vagas em hospitais e clínicas e na área de Recursos Humanos em empresas.

A cada dois anos a grade curricular do curso é repensada e passa por mudanças

O curso da PUC permite uma formação ampla e direcionada, pois há várias propostas curriculares, o estudante entra em contato com todas as áreas da profissão durante os núcleos e nas disciplinas eletivas.

E a cada dois anos há rediscussão da grade curricular, que é flexível e se adapta às novas demandas e interesses. Disciplinas são repensadas e reformuladas e algumas novas podem aparecer.

– Faça o teste e veja se Psicologia combina com você!

Continua após a publicidade
Publicidade