Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Por dentro das profissões

Por Blog
Informações sobre profissões e carreiras para te ajudar a escolher aquela que tem mais a ver com você
Continua após publicidade

Conheça o curso de Relações Internacionais na UnB

Por Guilherme Dearo
Atualizado em 24 fev 2017, 16h10 - Publicado em 28 out 2011, 14h42

O curso de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB) é considerado cinco estrelas pelo ranking Melhores Universidades do Guia do Estudante.

O Por Dentro das Profissões entrevistou o professor Eiiti Sato, diretor do Instituto de Relações Internacionais da UnB, para saber mais sobre o curso e a carreira.

O curso tem duração de oito semestres e as aulas são de manhã e a tarde

Em 2011, foi o primeiro ano em que foram oferecidas turmas de 50 vagas. Antes eram 40. São duas turmas por ano, entrando no vestibular de fim de ano ou no de meio de ano. A procura pelo curso é alta. Dentre todas as graduações da UnB, RI está sempre entre as quatro primeiras carreiras com mais concorrência no vestibular.

As matérias são teóricas e constroem todo o pensamento crítico necessário ao estudante

Entre as disciplinas, estão filosofia política e história da diplomacia. A maioria é obrigatória, mas cerca de 40% são optativas e o estudante pode buscar focos de interesse, como meio-ambiente e direitos humanos.

Continua após a publicidade

Há muitas atividades extracurriculares e a maioria é organizada e desenvolvida pelos próprios alunos

Os estudantes organizam anualmente, por exemplo, uma simulação de modelo das Nações Unidas. Tudo é feito em inglês. Inclusive há participação de alunos estrangeiros nos encontros. O evento serve para entender questões políticas e diplomáticas e debater assuntos do momento, como guerras e crise econômica.

Em outro encontro, os alunos montam um modelo voltado para estudantes do ensino médio, para que estes entrem em contato com as questões de RI e possam desenvolver interesse pela área.

Os estudantes da UnB podem participar, também, do Fórum Centro-Oeste de Relações Internacionais, onde traçam perfis do que é importante de se estudar na área. São encontros com debates e palestras abertos a todo o país, mas que atraem principalmente as universidades da região.

O estágio não é obrigatório para se formar

Segundo o professor Sato, o curso na UnB até tenta desestimular os alunos a fazerem estágio durante o curso, pois há a preferência para que eles se dediquem plenamente às aulas e atividades e só depois pensem no mercado de trabalho.

Continua após a publicidade

Contudo, os estudantes podem estagiar se quiserem e encontram muitas oportunidades. Em Brasília, há escritórios de representação de praticamente todas as entidades internacionais, como Unesco, PNUD, BID, OMS e OIT.

É preciso ter proficiência em inglês e em mais um idioma estrangeiro, da preferência do estudante

Para se formar, o aluno deve provar ser fluente em inglês e outro idioma. Ele pode apresentar diplomas válidos internacionalmente que já tenha obtido anteriormente ou fazer a prova aplicada pela própria UnB.

O foco do curso é o lado teórico das Relações Internacionais

Como afirma o professor Sato, “na UnB o estudante se forma com conhecimentos sobre as Relações Internacionais, sua história e teorias. Não há foco em ‘mercado’ ou em comércio exterior, por exemplo. Mesmo porque Relações Internacionais é campo de estudo, não profissão. O estudante irá, depois de formado, aplicar sua formação intelectual e capacidade analítica, crítica e de discernimento em vários lugares, seja diplomacia, empresas ou escritórios”. //

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

– Faça o teste e veja se Relações Internacionais combina com você

Publicidade
Conheça o curso de Relações Internacionais na UnB
Conheça o curso de Relações Internacionais na UnB
O curso de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB) é considerado cinco estrelas pelo ranking Melhores Universidades do Guia do Estudante. O Por Dentro das Profissões entrevistou o professor Eiiti Sato, diretor do Instituto de Relações Internacionais da UnB, para saber mais sobre o curso e a carreira. O curso tem duração de oito […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.