logo-ge

Conheça os 10 trabalhos mais estressantes da atualidade

Uma pesquisa promovida pelo site CareerCast listou as 10 profissões em 2015 mais estressantes para quem mora nos Estados Unidos, alvo do estudo. Um dado interessante é que três delas são ligadas à comunicação: locutor de rádio, fotojornalista e repórter de jornal. Os responsáveis pelo top 10 apontam que essas profissões estão entre as mais estressantes por terem “baixos salários”e um mercado de trabalho altamente rotativo (ou seja, uma pessoa não costuma ficar muito tempo no mesmo emprego). Pensando no mercado de trabalho brasileiro, essa realidade é bem parecida com a nossa.

profissoes-estressantes-2015

Outro ponto que colabora para aumentar o nível de estresse dessas profissões é o contato direto com o público. É preciso prestar muita atenção a pequenos detalhes e estar sempre alerta porque você será cobrado de perto pelo trabalho que executa. Por exemplo, o locutor de rádio. Ele trabalha ao vivo e com um ritmo de notícias bem acelerado. A pressão para entregar informações isentas de erros pode causar um estresse danado no profissional. Fotojornalistas e repórteres de jornal não chegam a trabalhar “ao vivo”, mas estão constantemente sobre a pressão do “deadline” (um termo jornalístico para o prazo final de entrega das notícias).

Claro que não podia ficar de fora aqueles trabalhos que são estressantes principalmente por conta do nível de perigo ao qual estão envolvidos, como pilotar um avião. Riscos físicos e psicológicos fazem com que carreiras ligadas à área militar estejam presentes nessa lista também.

Apenas uma observação: essa lista leva em consideração um panorama dessas profissões no mercado norte-americano. Existem pessoas que trabalham nessa área e que levam uma vida tranquila. Por isso, não descarte uma profissão que você curte só por conta desse critério. É como dizem: faça o que ama e você não precisará trabalhar um único dia na vida. Todas as profissões apresentam seus desafios, isso é normal.

Sobre o Brasil: Se fosse uma lista exclusivamente pensada no mercado brasileiro, eu acrescentaria os professores à seleção, principalmente por conta dos baixos salários e da cansativa rotina que os profissionais precisam ter, já que muitos são obrigados a terem mais de um emprego para conseguir viver bem. E você? Que outras carreiras acha que deveria aparecer aqui também?

10°- Repórter de jornal

9°- Fotojornalista

8°- Coordenador de eventos

7°- Locutor de rádio

6°- Ator

5°- Policial

4°- Piloto de avião

3°- General militar

2°- Militar alistado

1°- Bombeiro

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s