logo-ge

Curso de Produção Editorial em detalhes

Por trás de um bom livro, pode saber, existe um competente produtor editorial

Por trás de um bom livro, pode saber, existe um competente produtor editorial

 

A graduação em Produção Editorial capacita estudantes a trabalharem das diversas etapas da edição e publicação de obras impressas (livros, revistas, catálogos) ou eletrônicas (websites). Dentre as tarefas desempenhadas por estes bacharéis, estão a seleção de temas e títulos bem como a formato, conteúdo e cronograma de trabalho.

O curso tem duração de oito semestres, que se feitos de forma sucessiva, são completados em quatro anos. A grade curricular possui matérias básicas e profissionalizantes. No primeiro grupo, estão filosofia, sociologia e teoria da comunicação. No segundo, estão redação, produção editorial impressa, eletrônica e digital.

>> Conheça mais o curso e a carreira de Produção Editorial

O mercado de trabalho é aquecido. Em 2014, por exemplo, a movimentação da área editorial no Brasil aumentou mais de R$ 14 bilhões. Quanto mais dinheiro, mais vagas. A maior parte dos postos de emprego estão em editoras, mas há outros segmentos a serem explorados. Veja abaixo as alternativas profissionais para os formandos em Produção Editorial.

 

// O que fazer?

Arte

Definir os aspectos visuais de uma publicação, desde o tamanho e o tipo das letras até a organização dos textos, ilustrações e fotografas pelas páginas.

Edição e seleção

Ler os textos originais dos autores e escolher obras para publicação, segundo a linha da coleção e os interesses da editora.

Marketing

Preparar estratégias de lançamento em uma editora. Acompanhar tendências e elaborar produtos.

Produção

Gerenciar a impressão de livros, revistas e outras publicações, escolhendo o tipo de papel, a tinta e a forma de impressão. Selecionar fornecedores, levantar custos e acompanhar o produto na gráfica.

Revisão

Eliminar erros de informação e de grafa de uma obra escrita. Checar o funcionamento dos mecanismos de navegação de mídias digitais e sites da internet.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.