logo-ge

Destrinchando o curso de Serviço Social

A graduação capacita estudantes a planejarem e executarem políticas públicas e programas sociais voltados para o bem-estar coletivo

bolsa_fam-850x566Profissionais formados em Serviço Social atuam em programas de inclusão, como o Bolsa Família

A graduação de Serviço Social capacita estudantes a planejarem e executarem políticas públicas e programas sociais voltados para o bem-estar coletivo. Desta forma, esta profissão está umbilicalmente ligada à questões, como inclusão social e distribuição igualitária de riquezas.

O curso, com duração de quatro anos, tem muitas matérias ligadas à compreensão dos contextos sociais brasileiro e mundial. Para quem gosta de sociologia, teoria política e filosofia, é uma maravilha. O estágio supervisionado é obrigatório.

Os postos de emprego estão concentrados no setor público. Com a criação de programas, como o Bolsa Família, as vagas aumentaram. Há ainda oportunidades  em centros de assistência social e no INSS.

Gostou do curso? Veja abaixo os segmentos que ele contempla. Caso tenha dúvidas, procure um profissional da área. Pergunte sobre sua rotina de trabalho, assim, você vai saber se tem realmente afinidade com a profissão.

// O que você pode fazer

Educação

Criar e implementar programas de bolsa de estudo e auxílio financeiro, assim como selecionar os estudantes beneficiários.

Empresas

Gerenciar programas educativos de saúde, lazer e segurança no trabalho para o corpo de funcionários. implantar programas de benefícios sociais aos trabalhadores e sua família. orientar o acesso do trabalhador às políticas sociais públicas e a seus direitos sociais e trabalhistas.

Proteção à criança e ao adolescente

Desenvolver projetos que subsidiem a garantia de direitos de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

Saúde

Facilitar o acesso da população às informações e ações educativas na área de saúde.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.