Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Por dentro das profissões

Por Blog
Informações sobre profissões e carreiras para te ajudar a escolher aquela que tem mais a ver com você
Continua após publicidade

Dez fatos sobre o curso e a carreira de Administração

Saiba quais são as matérias na faculdade, as dificuldades da carreira e se você tem o perfil do curso

Por Amanda Previdelli
Atualizado em 18 jan 2018, 09h35 - Publicado em 10 fev 2012, 13h56

O administrador é o profissional que vai gerenciar os recursos humanos, materiais e financeiros de uma organização. O bacharel de administração trabalha integrado a diferentes departamentos e precisa saber trabalhar em grupo.

Para saber mais sobre a graduação e a carreira, o Por Dentro das Profissões falou com o professor Hamilton Luiz Corrêa, coordenador do curso de Administração da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo e vice presidente do Conselho Regional de Administração de São Paulo.

As matérias na faculdade

O curso de Administração começa com matérias bastante abrangentes e fundamentais para um administrador. A princípio o aluno vai estudar muito cálculo, estatística, informática, psicologia e matérias ligadas à gestão de empresas. “Nós tentamos colocar algumas coisas mais específicas, também, porque o aluno entra querendo estudar aquilo que ele vai trabalhar e não queremos frustrá-lo”, diz o professor.

Ao longo do curso, as matérias passam a se tornar mais específicas e o aluno pode até escolher qual área ele prefere estudar mais. “Mas no curso da USP, ele não se especializa em nenhuma área. Formamos sempre um multiespecialista”, explicou Corrêa.

Continua após a publicidade

TCC e estágio

Em boa parte dos cursos, o aluno precisa fazer um Trabalho de Conclusão de Curso (no caso da USP ele dura dois semestres) para se formar. O estudante também precisará cumprir um período mínimo de estágio obrigatório.

Intercâmbio

Algumas universidades oferecem convênios de intercâmbio com instituições de ensino estrangeiras. O aluno continua pagando a mensalidade que paga normalmente aqui, mas tem oportunidade de cursar pelo menos seis meses em outro local – arcando com custos da moradia e das passagens.

“O aluno que viaja vai ter uma proficiência em alguma língua estrangeira, oportunidade de estudar matérias diferentes e todos os benefícios sociais e culturais que viver fora oferecem”, fala Corrêa, um dos responsáveis pela implantação do Centro de Colaboração Internacional da FEA. Para ele, a experiência é fundamental.

Mercado de trabalho

“O mercado de trabalho para o administrador é ótimo. Algumas empresas chegam a brigar pelos nossos alunos, pois elas buscam sempre alguém com uma boa formação”, conta Corrêa. O administrador também tem possibilidade de trabalhar com finanças, marketing, gestão de pessoas e operações em qualquer empresa ou organização.

Vantagens da carreira

Para o administrador Hamilton Corrêa, a maior vantagem de se formar em Administração é justamente a variedade que o formando encontra no mercado de trabalho. “O curso é de humanas, mas o administrador pode trabalhar desde em marketing até informática”, diz o professor.

Continua após a publicidade

“O administrador estuda psicologia e aprende a lidar com as pessoas. Ele sabe não só do processo técnico, mas vai entender também o porquê de tal cliente preferir determinada solução. Isso é uma coisa única da administração, que é um curso abrangente”, completa.

Dificuldades da carreira

“Administração é uma das faculdades com o maior número de formandos, isso pode ser uma dificuldade”, afirma o professor. Segundo ele, são muitos os cursos de Administração oferecidos, mas os alunos que fizerem boas faculdades e se destacarem nas notas e nos estágios, terão grandes chances de conseguir uma vaga no mercado.

Continua após a publicidade

E para quem acha que os engenheiros “roubam” as vagas dos administradores, atenção: “isso é mentira. Há mercado pra ambos. Antigamente era até verdade, quando a Engenharia era mais tradicional, mas hoje o administrador é mais contratado para os cursos de Administração”. Segundo o coordenador do curso da FEA-USP, o diferencial está justamente no ensino de Humanidades que o administrador recebe, já que aprende as competências para trabalhar em grupo e ser um gestor de pessoas.

Personalidade do administrador

“Aqui a gente fala que o administrador precisa ter “chá””, brincou o professor. Mas ele explica: “precisa ter conhecimento, habilidade e atitude”.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade
Publicidade
Dez fatos sobre o curso e a carreira de Administração
Mundo do Trabalho
Dez fatos sobre o curso e a carreira de Administração
Saiba quais são as matérias na faculdade, as dificuldades da carreira e se você tem o perfil do curso

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.