logo-ge

Dois minutos para entender o que é o curso de Gestão Ambiental

 

O principal objetivo do gestor ambiental é pensar como a relação entre Homem e natureza pode ser harmônica (Créditos: Morgue File)

O principal objetivo do gestor ambiental é pensar como a relação entre Homem e natureza pode ser harmônica (Créditos: Morgue File)

 

Para começo de conversa, esta graduação prega a relação harmônica entre homem e natureza. Desta forma, este profissional vai pensar o uso de recursos ambientais (água, madeira) de forma sustentável, sem a promoção da degradação e esgotamento de biomas.

Suas funções vão, desde à implementação de programas de reciclagem e educação ambiental até a análise, por meio de laudos, do impacto das atividades humanas sobre o solo, água e ar. Há também a possibilidade de supervisionar a exploração de recursos.

>> Saiba mais sobre o curso e a carreira de Gestor Ambiental

Para trabalhar na área, há dois caminhos: a graduação, com 4 anos de duração, ou o curso técnico de 2 anos. Com a crescente preocupação com o meio ambiente, o número de vagas no mercado foi ampliado. Você pode trabalhar em indústrias que tenham preocupação ambiental ou órgãos públicos.

Antes de detalharmos as principais áreas de atuação, um aviso: o currículo deste curso contém matérias relacionadas a ciências da natureza e ciências humanas. Invariavelmente, você vai se deparar com física, química, biologia, meteorologia e geologia. Agora, finalmente, veja na lista abaixo os segmentos que o gestor ambiental pode trabalhar.

// O que você pode fazer?

Consultoria

Assessorar empresas e órgãos públicos em projetos de preservação do meio ambiente.

Certificação

Elaborar certificações direcionadas para empreendimentos agrícolas e industriais seguindo as normas estabelecidas pela organização internacional de Normalização (iso).

Educação ambiental

Planejar programas para conscientizar a população da importância de preservar o meio ambiente.

Planejamento

Elaborar relatórios de impacto ambiental e definir planos para o uso sustentável dos recursos naturais. Implantar, em indústrias, projetos de exploração da natureza usando técnicas não poluentes.

Recuperação

Planejar e executar projetos para a recuperação de áreas que já estejam degradadas.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s