Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Por dentro das profissões

Por Blog
Informações sobre profissões e carreiras para te ajudar a escolher aquela que tem mais a ver com você
Continua após publicidade

É preciso saber tocar algum instrumento para fazer faculdade de Música?

Por Carolina Vellei
Atualizado em 24 fev 2017, 15h42 - Publicado em 11 ago 2014, 19h31

“Tenho uma dúvida a respeito das habilidades necessárias pra quem quer cursar Música. Bem, eu nunca estudei nenhum instrumento, mas também não pretendo ser instrumentista. Como sou boa em redação eu queria ser compositora e arranjadora, mas como nunca tive um envolvimento sério com a música até hoje, não sei se posso, ou se consigo, cursar este curso e me tornar uma boa compositora. Que habilidades eu preciso considerar ter ou não para cursar Bacharelado em Composição?” (Jaqueline Ribeiro)

486648303

Oi Jaqueline! A sua dúvida é bem comum entre os estudantes que querem cursar Música. Veja o que o professor Ronaldo Miranda, que ensina Composição no curso de Música da Universidade de São Paulo (USP), respondeu:

“O Curso de Composição, é, ao lado do Curso de Regência, o mais difícil da área musical. É preciso que o aluno que vai fazer vestibular nessa área seja alfabetizado em música, isto é, que já saiba – através da Teoria Musical – ler e escrever música. Por isso, é necessário um estudo prévio da parte teórica em Conservatório, Escola Municipal de Música ou mesmo particularmente. 

Um estudante que presta vestibular para Engenharia tem que saber Matemática; o que presta vestibular para Literatura deve dominar a Língua Portuguesa;  e o que pretende seguir Música (especialmente Composição), já deve ter conhecimento da Teoria Musical.”

Continua após a publicidade

– Saiba mais sobre o curso de Música e veja onde estudar 

Para se ter uma ideia de quais são as exigências do curso, basta dar uma olhada no que é pedido na prova de habilidades específicas que os estudantes devem fazer. Antes da primeira e da segunda fase, o aluno deve fazer uma prova teórica e prática, que tem o seguinte programa (no caso da graduação para Composição na USP-SP):

PROVA TEÓRICA: A Prova Teórica possui peso 2 e será formulada de acordo com o conteúdo da Bibliografia, compreendendo os seguintes assuntos: (a) História Geral da Música (b) Teoria da Música: reconhecimento e manipulação de: escalas maiores e menores; tonalidades; modos; intervalos; tríades; rítmicas mais recorrentes; claves; fórmulas de compasso; notação musical; sinais de expressão; terminologia musical; progressões harmônicas; notas auxiliares (notas estranhas ao acorde); cadências; análise harmônica. (c) Percepção Musical: identificação pela audição de: melodias a uma ou a duas vozes; intervalos; tríades; rítmicas mais recorrentes; progressões harmônicas; notas auxiliares mais recorrentes; cadências. 

PROVAS PRÁTICAS: Para o Curso de Bacharelado em Música com Habilitação em Composição (a) Prova oral: Avalia a compreensão do candidato em relação à carreira, levando em consideração seu histórico. Possui peso 1. (b) Leitura à primeira vista cantada de melodias indicadas pela banca examinadora: Avalia a capacidade de execução de linhas melódicas simples através do canto. O candidato deve entoá-las com afinação e fluência, pronunciando os nomes das notas. Possui peso 2. (c) Leitura à primeira vista, ao piano, de um fragmento musical apresentado pela banca: Avalia a capacidade da execução à primeira vista ao piano. O candidato deve tocá-lo com fluência. Possui peso 1. (d) Execução, ao instrumento indicado pelo candidato, de uma peça erudita de livre escolha, pertencente aos períodos Barroco, Clássico, Romântico, ou Século XX: Avalia a desenvoltura técnica, a compreensão e a interpretação musicais, bem como a expressão do conhecimento teórico, estilístico e histórico do candidato, através da performance. A peça escolhida deverá ter um nível compatível ou superior ao das Invenções e Sinfonias de J. S. Bach. Possui peso 2. (e) Apresentação de uma composição original de sua autoria. A entrega da partitura da obra à banca é obrigatória. A apresentação da obra ao vivo ou a entrega de uma gravação são optativas: Avalia a produção artística do candidato. Possui peso 2.

Continua após a publicidade

– Leia as exigências completas para o vestibular da Música da USP

É recomendável olhar o manual do candidato do curso que você pretende fazer para saber quais são as habilidades específicas exigidas pela sua universidade.

Dê uma chance à música! Quem sabe se pesquisar com calma, você não se interessa por algum instrumento? Boa sorte!

 

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

 

Publicidade
É preciso saber tocar algum instrumento para fazer faculdade de Música?
É preciso saber tocar algum instrumento para fazer faculdade de Música?
“Tenho uma dúvida a respeito das habilidades necessárias pra quem quer cursar Música. Bem, eu nunca estudei nenhum instrumento, mas também não pretendo ser instrumentista. Como sou boa em redação eu queria ser compositora e arranjadora, mas como nunca tive um envolvimento sério com a música até hoje, não sei se posso, ou se consigo, […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.