Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Por dentro das profissões

Por Blog
Informações sobre profissões e carreiras para te ajudar a escolher aquela que tem mais a ver com você
Continua após publicidade

Em quais áreas posso atuar como Biólogo?

Por Malú Damázio
Atualizado em 24 fev 2017, 15h41 - Publicado em 9 out 2014, 18h08

Gosta de biologia na escola, mas ainda está em dúvida se essa é a graduação certa? Para quem pensa em seguir carreira como biólogo, é preciso pensar em algumas questões técnicas, como as áreas de atuação e também a possibilidade de crescimento dentro do mercado de trabalho. A dúvida de hoje foi enviada pelo leitor Diego Henrique, que quer saber mais sobre a profissão antes de fazer sua escolha.

“Olá. Gostaria de saber como está o mercado de trabalho para o biólogo: quais as áreas possíveis para atuar, o piso salarial nas diversas etapas da carreira e também qual a tendência para o futuro.”

Atualmente, os principais campos de trabalho para o profissional estão nas áreas de pesquisa, saúde, ambiente e licenciatura. Conversamos com Pâmella Dias, bióloga formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestranda em Biologia Vegetal na mesma instituição. Pâmella quer seguir a carreira acadêmica e se tornar professora universitária. Ela conta que, durante a própria graduação, já trabalhou em escolas como monitora, laboratorista e professora.

“Olá, Diego! O campo de estudo das Ciências Biológicas é amplo e está sempre se transformando. Por isso, existem várias áreas de atuação. O biólogo estuda desde a biologia molecular até a paleontologia, por exemplo. Na pesquisa, há espaço para estudos científicos e desenvolvimento tecnológico em instituições públicas e privadas. Na área da saúde, o biólogo pode atuar em laboratórios realizando exames diagnósticos, com microbiologia e com o controle de doenças. Já no campo ambiental, o biólogo pode trabalhar com consultoria, licenciamento e perícias ambientais. Ele também desenvolve e assessora projetos de proteção ambiental, recuperação de áreas degradadas, educação ambiental e sustentabilidade. Além disso, o profissional pode dar aulas para ensinos fundamental e médio, além de cursinhos pré-vestibular e instituições de ensino superior (que vão exigir um mestrado ou doutorado). Existem cargos em órgãos públicos para todas essas áreas e são conquistados através de concursos públicos.

A atual realidade do mercado de trabalho é que existem muitos profissionais e poucas vagas nas melhores posições, especialmente nos grandes centros urbanos. Apesar disso, a previsão é que a demanda por profissionais aumente ao passo em que a preocupação com o meio ambiente também aumenta. O aumento de investimento em pesquisas científicas também favorece o surgimento de mais oportunidades para o biólogo. Hoje, as áreas que mais empregam são as que envolvem o ambiente e a educação. Os salários são muito variados. Ainda não há um piso salarial estabelecido por lei, e um dos maiores desafios da profissão atualmente é justamente o de fixar um piso salarial para a categoria.

Continua após a publicidade

O curso de Ciências Biológicas é bastante interessante. É importante que você estude algo que lhe traga satisfação, independente do mercado de trabalho. O meu conselho aos que pretendem ingressar na carreira é que se envolvam ao máximo e explorem as possibilidades e oportunidades que o curso oferece. Por ser uma área muito competitiva (inclusive com outros profissionais como engenheiros ambientais e florestais, agrônomos, zootecnólogos, farmacêuticos, biomédicos e outros), é fundamental que se construa um currículo atraente por meio de experiências. As empresas privadas, as escolas e as próprias Faculdades e Universidades oferecem diversas opções de estágios, iniciação científica e outras oportunidades para os estudantes de Biologia. Além disso, buscar se especializar após concluir a graduação é um diferencial.”

O Guia do Estudante GE também falou com Gerson Pereira, especializado em Biologia Marinha pela Unesp. O biólogo destaca que nem todo profissional precisa, necessariamente, se envolver na carreira de licenciatura e dar aulas. Gerson desenvolve hoje pesquisa acadêmica com moléculas encontradas em Cnidários, como medusas e anêmonas, e pretende seguir nesse campo de atuação. “Gosto de pensar que enquanto as pessoas trabalham o tempo todo em escritórios parte do meu trabalho é realizado em locais muito mais legais e em contato com a natureza!”, conta.

“Oi, Diego! O mercado de trabalho para o biólogo possui várias áreas de atuação. Existem os profissionais que seguem na vida acadêmica, fazem uma pós-graduação e continuam trabalhando junto às universidade em pesquisas. Outros optam por trabalhar em órgãos públicos, participando da gestão ambiental, e na criação de leis. Também existe a possibilidade de trabalhar em empresas, consultorias e auditorias, cada uma com um perfil diferente. Muita gente acredita que quem faz Biologia está se formando exclusivamente para ser professor, mas isso não é verdade.

Dentro de cada uma das opções que mencionei ainda existem várias possibilidades. Quem se forma como biólogo pode trabalhar com botânica, zoologia, microbiologia, imunologia, gestão e muitas outras. Às vezes, pode trabalhar com várias áreas ao mesmo tempo. É uma carreira bem eclética.

Acredito que áreas ligadas à gestão ambiental, biologia molecular, microbiologia, análises de produtos naturais e desenvolvimento de remédios e terapias crescem muito e têm recebido bastante investimento. Conversei com uns amigos e concordamos que o mercado tem crescido, mas a maior dificuldade está justamente na fase que saímos da graduação, como acontece na maioria dos cursos.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Experiências em laboratório e no campo são muito importantes para sua formação e auxiliam tanto na hora de direcionar o caminho que você vai seguir durante o curso como ajudam nos futuros trabalhos depois de formado. Não existe, ainda, um piso salarial. E você pode encontrar de salários baixos a salários muito bons. Mas, se o salário não for o que você espera, a profissão em si é muito gratificante. Provavelmente quando você encontrar seus amigos e começar a conversar, suas histórias serão as mais interessantes. Para falar a verdade, a Biologia não era minha primeira opção, mas comecei o curso “para ver como era” e me identifiquei bastante. Espero que te ajude. Boa sorte na sua escolha. Abraço!”

>> Saiba mais sobre o curso de Ciências Biológicas.

_________________

Tem alguma dúvida sobre profissão e não consegue encontrar informações? Faça como o Diego e nos envie um e-mail no consulte.ge@abril.com.br com o assunto “Dúvida sobre Profissão”. Podemos responder sua pergunta! =)

Publicidade
Em quais áreas posso atuar como Biólogo?
Em quais áreas posso atuar como Biólogo?
Gosta de biologia na escola, mas ainda está em dúvida se essa é a graduação certa? Para quem pensa em seguir carreira como biólogo, é preciso pensar em algumas questões técnicas, como as áreas de atuação e também a possibilidade de crescimento dentro do mercado de trabalho. A dúvida de hoje foi enviada pelo leitor Diego […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.