logo-ge

Engenharia de produção passo-a-passo

O engenheiro de produção  gerencia recursos humanos, financeiros e materiais de uma empresa (Morgue File)

O engenheiro de produção gerencia recursos humanos, financeiros e materiais de uma empresa (Morgue File)

 

Passo 1, definição: O engenheiro de produção é um profissional que cabe no quadro de funcionário de qualquer empresa, isto, porque ele gerencia recursos humanos, financeiros e materiais de uma empresa, com o objetivo de aumentar sua produtividade e rentabilidade.

Passo 2, como chegar lá: Para você se aventurar nesta profissão, tem que passar, no mínimo, cinco anos nos bancos da faculdade. Neste período, longuíssimo para alguns, você vai se aprofundar nas disciplinas da básica das engenharias e se debruçar sobre gestão de investimentos e organização do trabalho.

Saiba mais sobre o curso e a carreira de Engenharia de Produção

Passo 3, o dim dim: O perfil multidisciplinar deste profissional o beneficia ( e muito) no mercado de trabalho. Ele pode atuar em indústrias, empresas prestadoras de serviço, lojas de varejo e setor de turismo.

Passo 4, mais informações: Não gostou das opções de segmentos da profissão? Calma, tem mais. Veja abaixo uma lista de locais que você pode trabalhar.

// O que você pode fazer?

Desenvolvimento organizacional

Analisar e definir a estrutura de uma empresa.

Economia empresarial

Gerenciar a vida financeira de uma empresa, lidando com custos e aplicação de recursos.

Engenharia do trabalho

Administrar a mão de obra para a produção de bens ou a prestação de serviços, avaliando custos, prazos e instalações para possibilitar a execução do trabalho.

Planejamento e controle

Implantar e administrar processos de produção, da seleção de matérias-primas à saída do produto. Estabelecer e fiscalizar padrões de qualidade. Gerenciar operações logísticas, como armazenagem e distribuição.

Produção agroindustrial

Atuar na produção agrícola, processamento industrial, comercialização e distribuição de produtos.

Simulação de processos

Antecipar problemas e encontrar soluções, com o uso de ferramentas de TI

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.