Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Por dentro das profissões

Por Blog
Informações sobre profissões e carreiras para te ajudar a escolher aquela que tem mais a ver com você
Continua após publicidade

Engenheiro florestal: um grande defensor da natureza

Por Tati de Assis
Atualizado em 24 fev 2017, 15h20 - Publicado em 8 jul 2015, 18h44

 

Engenheiros ambientais ajudam a preservar florestas (Créditos: Morgue File)

Engenheiros florestais ajudam a preservar florestas (Créditos: Morgue File)

 

A gente fala, fala sobre a destruição do ambiente, mas pouco faz, não é? O engenheiro florestal é diferente. Este bacharel estuda e promove a exploração  sustentável de recursos florestais. Ele leva a preservação tão a sério que a incorpora em seu cotidiano.

Dentre as atividades realizadas por este profissional, estão a avaliação do potencial de ecossistemas, a fim de determinar o que pode ser feito, ou não, por um projeto; a seleção de sementes  e mudas; e a classificação de vegetais para tornar sua implementação segura em determinado bioma.

>> Saiba mais sobre o curso e a carreira de Engenharia Florestal

Continua após a publicidade

Para tomar decisões que integram vários campos do conhecimento, o estudante tem contato na faculdade com disciplinas diversas de ciências Agrárias e biológicas dominam o currículo.  Eles não ficam somente no mundo das ideias, teoria e prática se complementam e questionam no cotidiano. Para os interessados, um aviso: estágio e trabalho de conclusão de curso são obrigatórios.

Agora, o mercado de trabalho. Falar disso para o engenheiro florestal não significa sofrimento. A preocupação crescente com recursos naturais estimula a oferta de vagas. As principais áreas de atuação são reflorestamento e construção civil. As vagas estão por todo Brasil. No Centro- Oeste e no Nordeste, por exemplo, há muitas possibilidades.

Se você não tem interesse em reflorestamento ou construção civil, calma, dê uma olhadinha na lista abaixo. Elencamos as áreas em que o engenheiro florestal pode trabalhar. Bom passeio pela sua futura (será?) profissão.

// O que você pode fazer

Ecologia aplicada
Estudar e administrar parques e reservas florestais e gerenciar processos de exploração que preservem os recursos naturais. Recuperar áreas degradadas.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Educação
Realizar atividades em educação ambiental e ecoturismo, incentivando as ações de preservação da biodiversidade da fauna e da fora.

Fiscalização
Supervisionar empresas que utilizem produtos de origem florestal, como termelétricas a carvão, indústrias que utilizem lenha e siderúrgicas.

Manejo florestal
Elaborar, promover e supervisionar projetos de reflorestamento das espécies arbóreas para aumentar sua produtividade. Pesquisar sementes e o melhoramento genético da vegetação.

Tecnologia de produtos florestais
Pesquisar e desenvolver tecnologias para o aproveitamento, a extração e a industrialização de madeiras e de outros produtos da floresta, como óleos essenciais e resinas.

Publicidade
Engenheiro florestal: um grande defensor da natureza
Engenheiro florestal: um grande defensor da natureza
  Engenheiros florestais ajudam a preservar florestas (Créditos: Morgue File)   A gente fala, fala sobre a destruição do ambiente, mas pouco faz, não é? O engenheiro florestal é diferente. Este bacharel estuda e promove a exploração  sustentável de recursos florestais. Ele leva a preservação tão a sério que a incorpora em seu cotidiano. Dentre as atividades realizadas por […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.