Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês
Por dentro das profissões Por Blog Informações sobre profissões e carreiras para te ajudar a escolher aquela que tem mais a ver com você

Entenda o curso de Filosofia em quatro parágrafos

Por Tati de Assis Atualizado em 24 fev 2017, 15h18 - Publicado em 8 set 2015, 10h36

 

Prepare-se para mergulhar em um mundo cheio de conceitos, este é o universo da Filosofia (Créditos: Morgue File)

Prepare-se para mergulhar em um mundo cheio de conceitos, este é o universo da Filosofia (Créditos: Morgue File)

 

Vamos lá neste tour sobre o curso de Filosofia. Primeiro parágrafo, este bacharelado investiga e questiona a essência do universo, do homem e de fatos, por meio de análise, reflexão e crítica. Bonito, não é? Se você é curioso e questionador, já está com um ponto a mais nessa corrida.

Segundo parágrafo, o curso tem dois momentos. Na primeira fase, você vai aprender o básico da Filosofia. Na segunda, vai estudar disciplinas temáticas, como: lógica, teoria do conhecimento e filosofia política. Gostar de ler muito e escrever é imprescindível, esta graduação é muito teórica. Se você optar pela licenciatura, um adendo, vai estudar matérias relacionadas à métodos pedagógicos.

>> Conheça o curso e a carreira de Filosofia

Terceiro parágrafo, a vida pós-faculdade e, consequentemente, as oportunidades de emprego. Os licenciados têm mais chances, porque há mais postos de trabalho em faculdades e escolas de ensino médio. Mas se você não gosta de sala de aula, tudo bem, você pode seguir a carreira acadêmica e ser um pesquisador.

Continua após a publicidade

Quarto e último parágrafo. Fizemos uma lista com as áreas de atuação. Dê uma olhada criteriosa e, se possível, converse com pessoas que fizeram o curso e trabalham com Filosofia, eles podem falar sobre as dores e delícias da profissão. Boa sorte na escolha e no vestibular. =)

// O que fazer?

Crítica 

Analisar obras artísticas, escrevendo artigos. Analisar a sociedade em questões éticas e políticas.

Ensino

Lecionar em escolas de ensino médio, com licenciatura. Para o ensino superior, é preciso ter pós-graduação.

Pesquisa

Desenvolver estudos acadêmicos sobre diversos temas nas áreas de lógica, filosofa da ciência, ética, estética, filosofa da arte ou da política, entre outros.

Continua após a publicidade
Publicidade