logo-ge

Gestão da Informação: definição e áreas de trabalho

 

O papel do gestor de informações é transformar dados em informações relevantes (Créditos: Morgue File)

O papel do gestor de informações é transformar dados em informações relevantes (Créditos: Morgue File)

 

Este curso é novo, então, vamos começar pela definição desta área. A Gestão de Informação envolve técnicas e conhecimentos usados em coleta, processamento, armazenamento e distribuição de informações. Em termos práticos, este profissional é responsável por tornar dados, coletados em pesquisas, por exemplo, em estratégias para empresas.

A graduação tem duração média de quatro anos. O currículo inclui matérias, como produção de textos, matemática, estatística, fundamentos da administração e lógica de programação. O estágio curricular, período em que você atua como aprendiz em uma empresa, é obrigatório, assim como a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

>> Saiba mais sobre o curso e a carreira de Gestão da Informação

As ofertas de emprego têm aumentado.  “O mercado de trabalho está crescendo, principalmente no aspecto da governança e gestão de dados, acompanhando a tendência do uso cada vez maior e mais intenso de tecnologia de informação”, diz Eliany Alvarenga, coordenadora do curso de Gestão da Informação da UFG.

Grandes empresas privadas, instituições de ensino, editoras e ONGs são quem mais empregam gestores da informação. Há também muitas oportunidades na área de tecnologia. Veja abaixo, de forma detalhada, as principais áreas de atuação deste profissional.

// O que você pode fazer

Analista de informação

Buscar, selecionar e avaliar dados para a geração de novas informações a fim de subsidiar ações ou inovações tecnológicas.

Gerente de projetos

Coordenar equipe multidisciplinar em projetos que envolvam a coleta, o tratamento, o armazenamento e a disseminação da informação.

Recuperação de dados

Recuperar informações perdidas e organizar dados em bases e banco de dados.

Consultoria

Prestar assessoria a empresas privadas ou órgãos públicos na implantação de sistemas de informação.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s