Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Por dentro das profissões

Por Blog
Informações sobre profissões e carreiras para te ajudar a escolher aquela que tem mais a ver com você
Continua após publicidade

Gestão da Informação: definição e áreas de trabalho

Por Tati de Assis
Atualizado em 24 fev 2017, 15h18 - Publicado em 14 set 2015, 10h41

 

O papel do gestor de informações é transformar dados em informações relevantes (Créditos: Morgue File)

O papel do gestor de informações é transformar dados em informações relevantes (Créditos: Morgue File)

 

Este curso é novo, então, vamos começar pela definição desta área. A Gestão de Informação envolve técnicas e conhecimentos usados em coleta, processamento, armazenamento e distribuição de informações. Em termos práticos, este profissional é responsável por tornar dados, coletados em pesquisas, por exemplo, em estratégias para empresas.

A graduação tem duração média de quatro anos. O currículo inclui matérias, como produção de textos, matemática, estatística, fundamentos da administração e lógica de programação. O estágio curricular, período em que você atua como aprendiz em uma empresa, é obrigatório, assim como a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

>> Saiba mais sobre o curso e a carreira de Gestão da Informação

Continua após a publicidade

As ofertas de emprego têm aumentado.  “O mercado de trabalho está crescendo, principalmente no aspecto da governança e gestão de dados, acompanhando a tendência do uso cada vez maior e mais intenso de tecnologia de informação”, diz Eliany Alvarenga, coordenadora do curso de Gestão da Informação da UFG.

Grandes empresas privadas, instituições de ensino, editoras e ONGs são quem mais empregam gestores da informação. Há também muitas oportunidades na área de tecnologia. Veja abaixo, de forma detalhada, as principais áreas de atuação deste profissional.

// O que você pode fazer

Analista de informação

Buscar, selecionar e avaliar dados para a geração de novas informações a fim de subsidiar ações ou inovações tecnológicas.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Gerente de projetos

Coordenar equipe multidisciplinar em projetos que envolvam a coleta, o tratamento, o armazenamento e a disseminação da informação.

Recuperação de dados

Recuperar informações perdidas e organizar dados em bases e banco de dados.

Consultoria

Prestar assessoria a empresas privadas ou órgãos públicos na implantação de sistemas de informação.

Publicidade
Gestão da Informação: definição e áreas de trabalho
Gestão da Informação: definição e áreas de trabalho
  O papel do gestor de informações é transformar dados em informações relevantes (Créditos: Morgue File)   Este curso é novo, então, vamos começar pela definição desta área. A Gestão de Informação envolve técnicas e conhecimentos usados em coleta, processamento, armazenamento e distribuição de informações. Em termos práticos, este profissional é responsável por tornar dados, coletados […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.