Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês
Por dentro das profissões Por Blog Informações sobre profissões e carreiras para te ajudar a escolher aquela que tem mais a ver com você

Marketing digital: descubra essa nova carreira

Por Lisandra Matias Atualizado em 24 fev 2017, 15h09 - Publicado em 18 Maio 2016, 17h13

Utilizar mecanismos da internet para divulgar e promover marcas, produtos e serviços. Esta é a principal atribuição do profissional de marketing digital. Para ajudar você a entender melhor essa carreira, entrevistamos Fábio Ricotta, cofundador da Agência Mestre, uma das principais agências de marketing digital do país, que já atendeu gigantes do varejo como Ponto Frio, Extra, Nike, Casas Bahia, HP, Voe Azul e Webmotors.

(imagem: istock)

Qual a formação (cursos de graduação) para atuar na área de marketing digital?

Fábio Ricotta: Além do curso de Marketing tradicional, formados em outras graduações, como Publicidade e Propaganda, Administração, Jornalismo, Ciência da Computação e Sistemas de Informação, também trabalham nessa área. Como as estratégias utilizadas no marketing digital são atualizadas praticamente todos os anos, o ideal para se capacitar como um profissional de marketing digital é estudar os bons materiais que podem ser encontrados na internet, participar de cursos e treinamentos (online ou presenciais) sobre o assunto e colocar em prática os ensinamentos absorvidos, a fim de identificar, o que funciona e o que não funciona.

Quais as principais áreas de atuação do profissional?

FR: O especialista em marketing digital pode atuar em diversas áreas. Vou explicar algumas aqui:

marketing de conteúdo: criação e compartilhamento de conteúdo;

– growth hacking: produção de conteúdo e mecanismos para atrair tráfego, viralizar temas e garantir conversão em vendas;

otimização de sites (SEO): indexação das principais palavras-chaves do site para que sejam as mais trazidas pelos buscadores;

mídias sociais: produção de conteúdo, monitoramento, análise de público, elaboração de estratégia;

links patrocinados: forma de publicidade por meio de resultados de uma busca.

Continua após a publicidade

Qual a diferença em relação ao marketing tradicional?

FR: Diferentemente do marketing tradicional, no digital conseguimos atingir um público-alvo bem específico e muito bem segmentado. Temos métricas que conseguem nos dizer, por exemplo, se estamos atingindo pessoas em todo território nacional, pessoas que residem fora do país ou que são de outra nacionalidade.

Veja também: 10 carreiras que você pode seguir se fizer Marketing

Quais os principais empregadores desse profissional?

FR: Agências de marketing digital e publicidade, além de empresas de diversas áreas que possuem um setor interno voltado para o trabalho de marketing pela internet. Um exemplo seriam universidades e faculdades que possuem uma área específica para cuidar do marketing digital da instituição.

Qual o salário inicial?

FR: O salário inicial do profissional de marketing digital varia um pouco de cidade para cidade. Mas, em geral, é algo em torno de R$ 2.000,00 (dois mil reais) ou R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais).

É uma área que está aquecida? Por quê?

FR: O mercado de marketing digital tem crescido muito nos últimos anos, pois muitas empresas já se deram conta da importância de se ter uma presença sólida na internet. Com isso, a procura por profissionais que utilizam o marketing pela internet tem aumentado consideravelmente.

Como o estudante pode saber se tem o perfil para trabalhar com marketing digital?

FR: Se o estudante gosta de desafios, de estar sempre atualizado e tem interesse pelas áreas de internet, tecnologia e marketing em geral, possivelmente ele já tem o perfil adequado para trabalhar com marketing digital. A ideia é que a pessoa consiga unir o entendimento sobre números e processos, mas também entenda sobre comportamento das pessoas. Outras características são: ser proativo, comunicativo, organizado e responsável e saber trabalhar em equipe.

 

Continua após a publicidade
Publicidade